sexta-feira, 24 de julho de 2015

Esclarecimento da Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia

A Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia, através da Direção Regional das Pescas, na sequência de uma notícia hoje divulgada sobre a grua do Porto do Calhau do Monte, na ilha do Pico, entende ser necessário esclarecer o seguinte:

1. A grua instalada no Porto do Calhau do Monte foi alvo de uma intervenção em maio deste ano de modo a torná-la operacional.

2. A fim de colocar a grua no porto, foi construído, em junho, um maciço que exigiu um tempo de secagem de cerca de 20 dias, tendo a grua sido colocada a 14 de julho.

3. Efetuados os devidos testes à grua, foi detetado um problema no sistema hidráulico que impedia que estivesse a operar até à sua máxima potência, ou seja, cinco toneladas.

4. Desde o dia da sua colocação, a 14 de julho, está no terreno uma equipa de técnicos a fim de reparar a avaria.

5. Estima-se que a grua fique operacional na próxima semana.

6. Os dois armadores que costumam utilizar o Porto do Calhau do Monte para varagem e arriagem de embarcações têm estado a operar, em alternativa, no Porto da Madalena, no Pico.

7. Ao contrário do que é veiculado na notícia, a grua do Porto do Calhau da Piedade, também na ilha do Pico, está em funcionamento. A grua foi objeto de reparação recente, tendo sido substituídos todos os cabos elétricos, e está operacional desde a noite de 21 de julho.



GaCS

Sem comentários: