sexta-feira, 31 de julho de 2015

Lançada empreitada de remodelação do quartel de Bombeiros de Santa Maria

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Santa Maria lançou o concurso para a empreitada de remodelação e ampliação do seu quartel, uma obra financiada pela Secretaria Regional da Saúde, através do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, pelo valor base de 610 mil euros.

Esta empreitada, inscrita na Carta Regional de Obras Pública, tem um prazo de execução de 180 dias e visa a promover a melhoria das condições de segurança e operacionalidade naquele espaço.

A empreitada - cujo concurso foi hoje publicado em Diário da República - tem como objetivo minimizar algumas limitações de segurança, acessibilidade e operacionalidade existentes nas atuais instalações do quartel de bombeiros voluntários daquela ilha, e, nomeadamente, melhorar a respetiva capacidade de resiliência e prontidão, na sua missão de socorro à população em qualquer cenário de atuação.

O investimento foi concebido de modo a valorizar os recursos locais endógenos, através da utilização dos sectores económicos e aproveitamento dos recursos específicos da Região, nomeadamente naturais, humanos e culturais, em empresas e iniciativas locais, com o fornecimento de produtos e serviços diversos.

A empreitada contempla a criação de um edifício único, através da construção de um corpo de ligação entre os dois edifícios existentes, envolvendo a remodelação de 342 m2 e uma ampliação de 810 m2.

Esta intervenção prevê uma ampla zona de estacionamento coberto, ajustada às exigências de uso, proteção e manutenção das viaturas e do equipamento operacional diverso, contribuindo para sua longevidade e introduz um conjunto de soluções destinadas a assegurar uma maior versatilidade no uso das principais instalações da corporação de bombeiros, designadamente através da criação de camaratas e instalações sanitárias para ambos os sexos.

A empreitada tem ainda previsto o arranjo dos espaços exteriores, através da respetiva repavimentação e da criação de espaços de lazer e de treino operacional destinados aos efetivos da corporação de bombeiros.



GaCS

Sem comentários: