quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Bispo nos Açores vai convidar Papa a visitar o arquipélago em 2017

O bispo de Angra afirmou esta quarta-feira que vai convidar o Papa Francisco a visitar o arquipélago, no âmbito da sua deslocação a Portugal em 2017, para participar no centenário das aparições de Nossa Senhora aos três pastorinhos. 

"Tenho intenção de formalizar verbalmente o convite que é feito por carta para vir aos Açores em 2017", refere António Sousa Braga, citado no portal da Igreja nos Açores, no qual acrescenta que o convite pessoal será feito em Setembro, mês em que o bispo açoriano estará, por duas vezes, com o líder religioso em Roma. 

Caso o Papa Francisco aceite o convite, será o segundo a visitar os Açores, já que em 1991 João Paulo II esteve nas ilhas Terceira e São Miguel. Contactado pelaRenascença, o bispo manifesta a esperança de uma resposta positiva: "Vamos ver se ele pode aceitar o convite. Sei que a diocese do Funchal, na Madeira, já fez um convite. Vamos ver se ele repete o gesto de João Paulo II que em 1991 visitou também a Madeira e os Açores. Tenho esperança." 

No site da diocese, D. António Sousa Braga revela já ter tido "alguns contactos preliminares" e manifestou-se optimista quanto a uma resposta positiva. 

"Tanto quanto sei os locais de passagem nas visitas é o Papa que os define ou pelo menos tem uma opinião muito preponderante e tendo conhecimento dos Açores, do seu estatuto ultraperiférico, poderá sentir-se motivado a seguir o exemplo de São João Paulo II", refere o bispo de Angra no site diocesano, acrescentando que "seria uma honra para todos".

À Renascença, D. António recorda que os Açores são "uma diocese no meio do Atlântico que é também um ponto de encontro entre a Europa, a América e África".

O bispo de Angra do Heroísmo tem uma audiência agendada com Francisco, em Roma, no dia 7 de Setembro, no âmbito da audiência geral dos bispos portugueses, que decorre no início da visita "ad limina" e um segundo encontro na audiência geral com todas as províncias eclesiásticas. 

Esta será a terceira visita "ad limina" em que participa o bispo de Angra desde o início do seu episcopado de 19 anos. 

A visita "ad limina" é um momento de encontro com o Papa e com os diferentes dicastérios da Cúria Romana e realiza-se habitualmente de cinco em cinco anos. 

Esta visita programada para o mês de Setembro integra uma comitiva que será encabeçada pelo cardeal Patriarca de Lisboa e presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, D. Manuel Clemente, deverá contar com cerca de 40 elementos, entre bispos e outros representantes católicos.


Fonte: http://rr.sapo.pt/

Sem comentários: