quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Empreitada de pavimentação do Caminho Rural Longitudinal Norte, nas Velas, lançada a concurso

A Secretaria Regional da Agricultura e Ambiente, através da Direção Regional dos Recursos Florestais, lançou o concurso, hoje publicado em Diário da República, para a obra de beneficiação da rede de drenagem e pavimentação, numa extensão de 3,3 quilómetros, do Caminho Rural Longitudinal Norte, no concelho de Velas, em S. Jorge.

A empreitada, com o valor base de cerca de 390 mil euros, está inscrita na Carta Regional de Obras Públicas, tem um prazo de execução de 240 dias e vai melhorar as condições de acessibilidade a esta importante área agrícola da ilha.

Este é um caminho rural de grande importância para a atividade agropecuária de S. Jorge, sendo considerado estruturante, pois atravessa a ilha no sentido longitudinal.

Nesta fase, prevê-se que a obra beneficie 120 hectares de pastagem permanente e 15 empresários agrícolas.

A Região tem sob a sua gestão cerca de 1.400 quilómetros de caminhos florestais e rurais em todo o arquipélago e, contando com esta obra de pavimentação, este ano serão feitas beneficiações de fundo em mais de uma dezena de quilómetros de caminhos nas ilhas de S. Miguel, Terceira, S. Jorge e Flores.

Estes investimentos públicos, que ascendem a cerca de 1,6 milhões de euros, beneficiam mais de uma centena e meia de explorações agrícolas, cerca de 750 hectares de pastagem e 315 hectares de floresta.

O Governo dos Açores prossegue, assim, a execução de um conjunto de intervenções em infraestruturas de apoio agrícola com o objetivo de contribuir para a segurança da atividade e para a competitividade do setor produtivo, através da redução dos custos de exploração.



GaCS

Sem comentários: