sexta-feira, 25 de setembro de 2015

A pesca valoriza os Açores, afirma Diretor Regional

O Diretor Regional das Pescas afirmou, na Horta, que a atividade da pesca valoriza os Açores, salientando a importância da formação profissional neste setor.

Luís Costa falava durante uma visita ao navio FORMAR, a embarcação de apoio à formação profissional das pescas na Região, que contou com a presença de alunos do quarto ano da Escola Básica Integrada António José D’Ávila.

Durante a visita, que serviu para assinalar o Dia Mundial do Mar na ilha do Faial, foram dados a conhecer os diferentes aparelhos e artes de pesca utilizados nos Açores, tendo também sido abordadas algumas questões relacionadas com a segurança e a sobrevivência no mar.

O Diretor Regional das Pescas salientou que “nos Açores são realizadas pescarias sustentáveis por comparação com outras regiões do mundo”, constituindo, por isso, um “motivo de orgulho”.

Durante o Dia Mundial do Mar, o Diretor Regional visitou também uma empresa de comercialização de pescado, onde as crianças puderam ver como funciona todo o circuito do peixe desde a compra em lota até ao momento em que é acondicionado para ser transportado, via área, para fora da Região.

Luís Costa defendeu a importância da qualidade da estiva e do manuseamento do pescado a bordo das embarcações, que contribui para a sua valorização e consequentemente para o aumento do rendimento dos pescadores, uma das prioridades do Governo dos Açores para o setor das pescas.

Segundo o Diretor Regional esta atividade teve como objetivo “sensibilizar os mais novos para a importância do consumo do pescado fresco dos Açores”, tendo sido distribuído material do programa “Valorizar o Mar dos Açores”.

Anexos:
2015.09.25-DRP-DiaMundialMar_NavioFormar.mp3

GaCS

Sem comentários: