sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Esclarecimento da Secretaria Regional do Turismo e Transportes

Tendo em conta as declarações da cabeça-de-lista do PSD/Açores às eleições legislativas sobre a alegada dívida do Governo à SATA, o Governo dos Açores entende ser necessário esclarecer o seguinte:

1 - As declarações proferidas pela candidata do PSD/Açores denotam pura ignorância ou má-fé, já que, como é do conhecimento público, o Governo dos Açores tem inscrito no Orçamento para o ano de 2015 o pagamento à SATA de 42 ME, dos quais 22 ME relativos à prestação do serviço no corrente ano e 20 ME relativos ao pagamento da dívida reconhecida pela Região na devida altura.

3 - Também é de todo lamentável que a Dra. Berta Cabral oculte aquilo que é uma evidência, ou seja, a dívida de cerca de 10 ME que o Governo da República tem para com a SATA, por via da prestação do serviço de transporte aéreo entre a Região e o continente que esteve em vigor até ao início do verão IATA do corrente ano.

4 - Recorde-se ainda que, do montante inscrito no Plano e Orçamento da Região para o ano 2015, já foram pagos à SATA cerca de 18 ME, mantendo-se o cronograma previsto em termos de pagamentos à transportadora aérea regional pelo serviço que presta e pela recuperação dos montantes devidos. 

5 - Até ao final deste ano, o Governo Regional prevê pagar à SATA a verba inscrita no Orçamento Regional. É lamentável que a Dra. Berta Cabral ignore este facto, tentando passar uma mensagem que não corresponde minimamente à verdade.

6 - Por último, as declarações proferidas pela Dra. Berta Cabral mostram bem o seu desconhecimento sobre o novo modelo de acessibilidades à Região, que entrou em vigor a 30 de março e não a 1 de janeiro, como referiu.



GaCS

Sem comentários: