quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Rodrigo Oliveira no Canadá para participar na Assembleia Geral do Conselho Mundial das Casas dos Açores

O Subsecretário Regional da Presidência para as Relações Externas inicia quinta-feira uma deslocação à província canadiana do Quebeque, durante a qual vai participar, em representação do Presidente do Governo, nos trabalhos da Assembleia Geral do Conselho Mundial das Casas dos Açores (CMCA).

Na cidade de Montreal, Rodrigo Oliveira preside quinta-feira à sessão de abertura da XVIII Assembleia Geral, na qual estarão presentes as 13 Casas dos Açores que integram o Conselho Mundial, além da Associação Amigos da Casa dos Açores das Bermudas, recentemente criada neste território ultramarino britânico, que participa como observadora.

Durante três dias, os representantes das 14 instituições do Canadá, EUA, Brasil, Uruguai, Bermudas e Portugal continental, reúnem-se em diversas sessões de trabalho, durante as quais vão apresentar as suas atividades e analisar os principais desafios que se colocam às Casas dos Açores, às Comunidades Açorianas e à sua relação com a Região.

No âmbito do programa do Conselho Mundial, terá lugar sexta-feira, 25 de setembro, a apresentação do Portal do Conselho Mundial das Casas dos Açores na Internet, assim como duas conferências, sobre “O Papel da Juventude na Construção do Futuro das Comunidades” e “Projetos de Apoio Social e Promoção da Qualidade de Vida da Comunidade Emigrante na Província de Quebeque”.

Ainda neste dia, será apresentado o projeto REVIVER, da Casa dos Açores do Quebeque.

No jantar oficial da XVIII Assembleia Geral, que se realiza sábado, 26 de setembro, serão distinguidos e homenageados pelo Conselho Mundial diversas personalidades e instituições ligadas às Comunidades, assim como o Produto Açoriano de Qualidade de 2015.

O evento, que assinala também o aniversário da Casa dos Açores do Quebeque, anfitriã do encontro, contará com a presença de centenas de pessoas, entre as quais o Embaixador de Portugal em Otava, José Fernando Moreira da Cunha, o Presidente da Câmara Municipal de Montreal, Denis Coderre, e o Cônsul-Geral de Portugal em Montreal, José Eduardo Guedes de Sousa.

Os trabalhos da XVIII Assembleia Geral do Conselho Mundial das Casas dos Açores contarão ainda com a presença, a convite do Presidente do Governo, de representantes dos partidos com assento na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.

O Conselho Mundial das Casas dos Açores, fundado em 1997, tem como objetivos promover e desenvolver atividades que contribuam para a afirmação dos Açores e da sua diáspora no mundo e para a promoção de relações sociais, culturais e económicas entre o arquipélago e os territórios onde estão inseridas cada uma das instituições.

Este Conselho, que é apoiado pelo Governo Regional, assim como cada uma das Casas dos Açores, é atualmente presidido por Benjamim Moniz, presidente da Casa dos Açores do Quebéque, a segunda província canadiana com maior presença portuguesa, sendo a grande maioria de origem ou de descendência açoriana.

O Conselho Mundial é constituído pelas Casas dos Açores do Norte, de Lisboa e do Algarve, em Portugal continental, do Winnipeg, do Quebeque e do Ontário, no Canadá, de Hilmar e de Nova Inglaterra, nos EUA, do Rio de Janeiro, de São Paulo, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, no Brasil, e do Uruguai.



GaCS

Sem comentários: