sábado, 19 de setembro de 2015

Roteiro de Arquitetura divulga os Açores através do melhor da arquitetura contemporânea, afirma Vítor Fraga

O Secretário Regional do Turismo e Transportes afirmou, na Ribeira Grande, que o Roteiro de Arquitetura dos Açores permitirá divulgar a Região, através da Internet, como destino turístico onde a arquitetura contemporânea também assume um lugar de excelência.

Na intervenção que proferiu sexta-feira no lançamento do sítio deste Roteiro, Vítor Fraga salientou que “é claramente uma ferramenta de promoção turística da Região, mas também é uma ferramenta de promoção da qualidade, da excelência, do trabalho que é desenvolvido pelos arquitetos na Região Autónoma dos Açores, não só aqueles que residem cá, mas todos aqueles que acabam por desenvolver trabalhos para a Região”.

O Secretário Regional destacou ainda a importância do Roteiro de Arquitetura dos Açores estar disponível em formato digital, dada a importância cada vez maior da promoção através do online.

“Não nos podemos esquecer que, em termos daquilo que é o setor do turismo, a preponderância do digital é cada vez maior, dia após dia, e hoje, 76% dos turistas que se deslocam à Região recolhem a informação precisamente através da Internet”, afirmou.

“Se olharmos ou se segmentarmos esses turistas, entre aqueles que são oriundos do mercado nacional e aqueles que são oriundos de mercados externos, em termos de mercados externos, mais de 80% recolhe informação precisamente através da Internet”, sublinhou o titular da pasta do Turismo.

Vítor Fraga considerou, por isso, que esta ferramenta pode “potenciar a captação de fluxos turísticos, naturalmente associados a um nicho de mercado específico, e com isto, mais uma vez, se demonstra que a construção de um verdadeiro destino turístico faz-se com o contributo de todos”.

O Secretário Regional frisou ainda a “sintonia, de olhares e de posição, sobre aquilo que é a importância, quer deste projeto em concreto, quer do próprio papel que o arquiteto tem no desenvolvimento da Região, e especificamente, no desenvolvimento do setor do turismo”, acrescentando que esta “é a prova inequívoca que todos nós, independentemente das áreas de atuação em que estamos, temos uma responsabilidade acrescida na construção de um destino turístico”.

Vítor Fraga deixou ainda o desafio à Ordem dos Arquitetos para divulgar o Roteiro dos Açores junto “das associações profissionais congéneres por este mundo fora”, anunciando ainda que este Roteiro integrará o mais importante site de promoção da Região, o 'Visitazores.com', realçando também a importância de possibilitar que esta plataforma possa evoluir para uma solução mobile, pela cada vez maior preponderância do acesso à net por via móvel.

Anexos:




GaCS

Sem comentários: