segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Avelino Meneses realça a prevenção como uma necessidade na cultura de proteção civil nos Açores

O Secretário Regional da Educação e Cultura sublinhou hoje, na Praia da Vitória, a necessidade das escolas dos Açores estimularem o “contínuo aprofundamento” da prevenção como “alicerce” de uma cultura de proteção civil nos Açores.

Avelino Meneses, que falava com os membros do conselho executivo da Escola Básica e Integrada Francisco Ornelas da Câmara e técnicos do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros após um simulacro de evacuação naquele estabelecimento de ensino, realçou que a obtenção de “uma maior segurança beneficia da generalização de uma cultura de proteção civil, que possua por alicerce a prevenção que é o melhor meio de evitar acidentes”.

“A generalidade das escolas, cada vez mais envolvendo entidades externas, procede com regularidade a simulações e possuem relativamente interiorizada uma cultura de proteção civil”, frisou.

Tudo isso, acrescentou o Secretário Regional, é comprovado com o facto de “todas as escolas possuírem um plano de evacuação” que, já aprovados ou em fase de aprovação, são testados “com alguma regularidade”. Acresce que muitas das escolas dos Açores desenvolvem igualmente atividades de âmbito informativo e de estímulo à criação de clube de proteção civil, com vista à formação de rotinas que contribuem para a segurança de todos, enfatizou.

Ainda de acordo com o Secretário Regional da Educação e Cultura, “a segurança dos utentes, alunos, docentes e demais funcionários, é naturalmente uma prioridade” para o Governo dos Açores.



GaCS

Sem comentários: