segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Biblioteca Pública de Ponta Delgada promove atividades para os mais novos

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada promove, na próxima semana, nos dias 4, 5 e 6 de novembro, três atividades da autoria do grupo Biblioteca de Mala Aviada e sob a orientação de Viviana Henriques, destinadas a um público entre os 3 e os 16 anos.

No dia 4 de novembro terá lugar a atividade “Mala da Ervilha” , dirigida a crianças dos 3 aos 5 anos. No dia seguinte será a vez da “Mala das Lengalengas”, dirigida a crianças dos 6 aos 10 anos, e no dia 6 de novembro desenrolar-se-á a atividade “Mala da Anne Frank”.

Na “Mala da Ervilha”, a partir da história “A princesa e a ervilha”, propõe-se uma oficina de movimento, através de dança, e de construção, através das artes plásticas, utilizando plasticina e pintura. Já, na “Mala das Lengalengas”, os participantes serão convidados a ler, escrever e falar a rimar.

Por sua vez, na “Mala da Anne Frank”, os participantes são desafiados a incorporar o universo da menina de 13 anos, a personagem que deu corpo ao conhecido livro “Anne Frank”, como ponto de partida para diversos exercícios de escrita e de role play, de forma a analisar a vida da protagonista, bem como a de outras personagens que surgem à sua volta, promovendo a compreensão e a capacidade de nos colocarmos no lugar do outro. Para além do objetivo de incentivar o modo literário do diário, nesta mala encontram-se ainda exercícios que estimulam a criação visual de ilustrações através de palavras e a criação de palavras através de imagens, promovendo assim a relação forte e cúmplice da imagem e da palavra, no ato de imaginar e contar uma história.

Para cada uma destas atividades serão promovidas, para grupos escolares, duas sessões, a ter início às 10h00 e às 14h00, com duração de 90 minutos cada. A participação nestas sessões deve ser, no entanto, precedida de marcação.

A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no seguinte endereço eletrónico:www.culturacores.azores.gov.pt.



GaCS

Sem comentários: