sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Concurso para subconcessão dos Estaleiros da Madalena será lançado até ao final do ano, anuncia Vítor Fraga

O Secretário Regional do Turismo e Transportes anunciou esta tarde que até ao final deste ano, será lançado o concurso para subconcessão dos Estaleiros Navais da Madalena.

Ouvido na Comissão de Inquérito ao Transporte Marítimo de Passageiros e Infraestruturas Portuárias, da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, Vítor Fraga revelou que existem nesta altura “duas entidades que manifestaram interesse na exploração dos mesmos”.

“São duas entidades que nos dão alguma margem de segurança de sucesso no desenvolvimento da atividade e daí que agora sim, iremos avançar para um concurso de subconcessão”, referiu o Secretário Regional.

Vítor Fraga lembrou que ao longo deste processo, “temos feito um trabalho de procura permanente e nunca tivemos uma solução que nos desse o conforto de ter alguma garantia de sucesso e eu disse desde o primeiro dia que enquanto não a tivesse, não avançava”, concluindo que “agora sim, estamos em condições de avançar para um concurso de subconcessão”.

Questionado sobre a aquisição de dois novos navios para o transporte marítimo de passageiros, viaturas e carga rodada nos Açores, o titular da pasta dos Transportes esclareceu que “a estratégia do Governo que leva à aquisição destes dois novos navios é uma estratégia muito clara”.

Vítor Fraga lembrou que já no decorrer desta legislatura, entraram em funcionamento os navios “Gilberto Mariano” e ”Mestre Simão”, nas ilhas do Triângulo, o que se traduziu numa nova dinâmica, já que “com este Governo há um crescimento de 50 mil passageiros a circular no Triângulo e que muito se deve, naturalmente, à entrada dos dois novos navios”.

O Secretário Regional lembrou que foi também introduzida uma nova valência que não existia até então, ou seja, o transporte de viaturas e carga rodada, “possibilitando um alargamento daquilo que era um mercado tradicionalmente dei ilha, confinado a 10 ou 15 mil habitantes, para uma realidade mais vasta de 40 mil habitantes”.

“São estes os pressupostos que estão na base do projeto de aquisição dos novos navios, ou seja, o alargamento desta que é uma realidade positiva para esta parcela do arquipélago, ou seja,o Triângulo, para uma realidade a nível regional”, adiantou Vítor Fraga.

O Secretário Regional revelou ainda que, através do estudo de viabilidade económica, encomendado a uma empresa externa pela Atlânticoline, “consegue-se calcular que o impacto económico do projeto de construção destes dois novos navios na Região e contabilizando apenas o efeito que vem por via do turismo e por via do dinheiro que se poupa com o aluguer de navios, é de 123 milhões de euros, ou seja, 10 vezes mais do que aquilo que é o esforço próprio da Região necessário para a construção desses novos navios”.

Assim, concluiu Vítor Fraga, “estou convencido de que a aquisição destes dois novos navios irá possibilitar a prestação de um serviço de melhor qualidade e sendo um serviço de melhor qualidade, naturalmente que fomenta a sua utilização, tal como já é hoje uma verdade inquestionável no Triângulo”.

Tal como já tinha referido anteriormente, Vítor Fraga reiterou a intenção do Governo de concessionar a operação dos novos navios a entidades privadas.

Anexos:



GaCS

Sem comentários: