sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Diretor Regional da Agricultura salienta importância da realização nos Açores do III Encontro MilkPoint

O Diretor Regional da Agricultura afirmou hoje, em Vila Franca do Campo, que a realização do III Encontro MilkPoint nos Açores “corrobora a importância que a agricultura açoriana tem”, em particular no setor leiteiro nacional.

“A escolha dos Açores para a realização deste evento, corrobora a importância que a agricultura açoriana tem na nossa estrutura económica e o impacto que já demonstra a nível nacional, nomeadamente através da produção de leite e seus derivados”, frisou Fernando Sousa.

O Diretor Regional, que apresentou uma comunicação intitulada 'Onde estamos, para onde queremos ir?', salientou que “em termos quantitativos da produção de leite, os Açores estão praticamente ao nível da Eslovénia e da Croácia e próximo das produções da Grécia e da Estónia”.

Fernando Sousa considerou que esse facto “diz muito” sobre a “capacidade de produção” regional, recordando que os Açores contribuem com “mais de 30% do leite produzido no país e 50% do queijo, num território que representa cerca de 2% do todo nacional”.

“Tudo isto, quase sempre debaixo de cenários menos prósperos vindos do exterior, que têm sido vencidos pela exemplar persistência dos agricultores e das suas associações em parceria com o Governo Regional, na busca de mais inovação, mais produtividade e competitividade para as explorações”, afirmou.

O Diretor Regional também destacou a "resiliência” das unidades de transformação no âmbito da "modernização das suas instalações, da competitividade empresarial e no acesso e conquista dos mercados externos”, salientou que “é necessário continuar a lavrar rumo a um futuro mais estável e próspero.”

“Esse rumo passa por continuarmos a promover o aperfeiçoamento constante do nosso modelo produtivo, assente em explorações modernas, competitivas e eficientes, baseadas no modelo de agricultura familiar, com agricultores cada vez mais formados e informados”, defendeu.

Fernando Sousa acrescentou, no entanto, que também são necessárias “indústrias mais modernizadas, com maior eficiência produtiva, mais fortes em investigação e desenvolvimento, visando a criação de novos produtos e a melhoria dos já existentes”, para além de "uma rede comercial firme, coesa” e “dinâmica”.

Sobre o futuro do setor leiteiro, o Diretor Regional frisou que “passa por um maior reconhecimento da nossa realidade por parte das instâncias europeias”, assegurando que o Governo dos Açores vai continuar a trabalhar na defesa intransigente da agricultura, da agroindústria e dos agricultores açorianos.



GaCS

Sem comentários: