sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Diretora Regional da Juventude elogia projeto de erradicação de 'bullying' nas escolas dos Açores

A Diretora Regional da Juventude enalteceu o projeto 'Educação Afetivossexual nos Açores e sua Diáspora', realizado no âmbito do programa 'Põe-te em Cena', promovido pelo Governo dos Açores, no âmbito da estratégia de combate ao bullying e à violência física ou psicológica intencional e repetida.

Pilar Damião frisou que “um tema tão pertinente” como o que se refere ao bullying, para ser prevenido e combatido “necessita de uma constante discussão pública e sensibilização junto dos alunos e da comunidade em geral”.

“O aumento preocupante dos casos de bullying no contexto escolar tem sido objeto de investigação em várias partes do mundo", afirmou a Diretora Regional, salientando que "a prática destas manifestações é um fenómeno que se verifica atualmente nas escolas portuguesas e tem vindo a preocupar pais, professores e investigadores, tendo cativado também o interesse da comunicação social”.

Pilar Damião, que falava, em Ponta Delgada, na apresentação dos resultados do projeto 'Educação Afetivossexual nos Açores e sua Diáspora', destacou o mérito desta iniciativa na mudança de mentalidades e na construção de relações interpessoais fraternais.

Segundo a Diretora Regional da Juventude, ao longo do tempo tem-se verificado uma evolução do conceito de escola, acrescentando que “antigamente, a preocupação central era ensinar, mas atualmente também surge a preocupação em educar e formar”.

“O caminho é complexo, mas através de projetos como o 'Educação Afetivosexual nos Açores e sua Diáspora', que envolve diretamente os alunos, tenho a certeza que estamos a gerar uma sociedade ainda mais inclusiva, pautada por princípios éticos, estéticos e morais, e orientada pelo respeito à singularidade e à dignidade humanas” afirmou Pilar Damião.

Este projeto debruça-se sobre o bullying como um flagelo de ordem social que invadiu a escola, originando um desenquadramento estrutural, político e pedagógico.

O fenómeno origina ainda os estereótipos de género como falsas crenças, enraizadas num determinado contexto social, que muitas vezes constituem o mote para a perpetuação de diversos tipos de violência por parte da população estudantil.

A iniciativa desenvolve-se através de várias atividades e etapas, como a criação de recursos didáticos em suporte digital, elaboração de um website, aplicação dos jogos didáticos nas escolas, junto dos jovens entre os 12 e os 15 anos, para a recolha de dados relacionados com os estereótipos de género e bullying, ações de sensibilização junto do público-alvo, avaliação da alteração de conceções, publicação de um livro e disseminação do projeto para outras ilhas do arquipélago.



GaCS

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