sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Diretora Regional da Juventude realça importância de capacitar os jovens com competências chave do empreendedorismo

A Diretora Regional da Juventude afirmou hoje, em Ponta Delgada, na abertura da 'Mostra Jovem', que projetos como este e o 'Educação Empreendedora: O Caminho do Sucesso', são instrumentos fundamentais para capacitar os jovens com as competências chave do empreendedorismo.

Pilar Damião recordou, por isso, que “os jovens têm à sua disposição diversos departamentos do Governo dos Açores que desenvolvem programas de incentivo à empregabilidade e empreendedorismo jovem”, nomeadamente a Direção Regional da Juventude, através do programa de empreendedorismo social 'Jovens+', do Concurso de Jovens Criadores dos Açores 'Labjovem' e do programa 'Educação Empreendedora: O Caminho do Sucesso'.

“Considerando que o paradigma socioeconómico está a sofrer alterações substanciais e os fatores de competitividade são cada vez mais exigentes, os jovens terão de desenvolver novas competências para novos empregos”, frisou Pilar Damião.

Para a Diretora Regional, para além das “competências essenciais que incluem aptidões tradicionais, como a comunicação na língua materna, as competências digitais, a literacia e competências básicas em matemática e ciências”, os jovens terão também de desenvolver “aptidões transversais", nomeadamente nas áreas da responsabilidade social e cívica, inovação, espírito de iniciativa e empreendedorismo, sensibilidade cultural e criatividade.

A 'Mostra Jovem', promovida pela CRESAÇOR -Cooperativa Regional de Economia Solidária, é uma iniciativa que se realiza no âmbito do projeto REDECOOL­ ­— Promoção da Empregabilidade e Empreendedorismo Jovem.

Este evento pretende promover os negócios de jovens empreendedores e apoiar os jovens com projetos em fase de incubação, mas também promover o trabalho em rede, o cooperativismo e o associativismo como ferramentas de facilitação das iniciativas empresariais e despertar as empresas, empreendedores, entidades governamentais e sociedade civil para a pro-atividade e iniciativa dos jovens.

A iniciativa reúne um conjunto de atividades que vão desde a mostra, exposição e comercialização de produtos e serviços de jovens empreendedores, até seminários e a disponibilização de informação relevante na área da criação, desenvolvimento de negócios e empregabilidade, nomeadamente dos programas da Direção Regional da Juventude, como o 'Jovens+', Labjovem, 'Bento de Góis', 'Erasmus+' e Cartão Interjovem.

A 'Mostra Jovem', que se destina a empreendedores dos 18 aos 30 anos, a jovens desempregados, à sociedade civil e às empresas locais, conta ainda com a entrega do prémio 'Curriculum Vitae mais original' e com o roteiro 'Cidade em Mudança'.



GaCS

Sem comentários: