quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Economia Solidária é o novo agente do desenvolvimento sustentável, afirma Diretor Regional da Solidariedade Social

O Diretor Regional da Solidariedade Social salientou hoje, em Ponta Delgada, a relevância do papel da economia solidária e social enquanto novo agente de desenvolvimento sustentável, assegurando que há soluções para os desafios que o setor enfrenta.

“No mundo económico, há, de facto, um novo agente de desenvolvimento, além dos setores público e privado. Estamos, obviamente, a falar da economia solidária", afirmou Frederico Sousa, na abertura do seminário 'Desafios à Sustentabilidade da Economia Social e Solidária', promovido pela Cresaçor.

Na sua intervenção, o Diretor Regional frisou que a economia solidária "é caraterizada por uma miríade de iniciativas económicas de gestão ou propriedade comunitária e com objetivos inerentes do foro social, cultural e ambiental".

"Enquanto atividades económicas, não são orientadas para o lucro, estando, assim, perfeitamente adaptadas à promoção de desenvolvimento sustentável e equidade”, acrescentou.

Para Frederico Sousa, “as soluções existem, mas insistir nas mesmas regras orientadas para os mercados não proporciona os meios necessários para que elas floresçam e ganhem escala suficiente para alterar o percurso do desenvolvimento com vista um futuro sustentável”.

Nesse sentido, relembrou a necessidade da revisão de fatores como a responsabilidade social das empresas ou a priorização dos produtos e serviços da economia social e solidária.

“Por todo o trabalho que há ainda a desenvolver por parte do Governo e ao nível de políticas públicas, há igual medida de lavor a ser desenvolvida pelos restantes agentes da sociedade. Não pode, nem basta atribuir a responsabilidade, há que partilhá-la, há-que contribuir com críticas, não destrutivas, mas construtivas, com projetos viáveis, consistentes, com objetivos realistas, ambiciosos, mas conscientes de que se trata de um percurso e não de uma corrida”, defendeu o Diretor Regional.

Anexos:


GaCS

Sem comentários: