terça-feira, 27 de outubro de 2015

Governo dos Açores acompanha efeitos de agitação marítima na costa norte de São Miguel

O Governo dos Açores está a acompanhar os danos causados pela agitação marítima em Rabo de Peixe, na costa norte da ilha de São Miguel, onde ao final da manhã de hoje se verificaram fenómenos de galgamento no porto de pescas.

As ondas de quatro a cinco metros, predominantemente de direção norte e com períodos de 15 segundos, registadas durante a manhã, provocaram o alagamento de parte do terrapleno desta infraestrutura portuária, causando danos materiais em seis embarcações de pesca de pequeno porte e em duas embarcações auxiliares, estacionadas em seco.

A conjugação das caraterísticas do estado do mar com as variações de maré, acentuadas em época de marés vivas, elevaram o nível da superfície livre oceânica até à cota do terrapleno, de mais três metros em relação ao zero hidrográfico.

Nas freguesias da Maia e das Calhetas, também na costa norte de São Miguel, a forte agitação marítima também se está a fazer sentir.

A Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia tem prevista a realização de uma intervenção para a proteção da orla costeira da freguesia da Maia, cujos procedimentos de contratação de empreitada se iniciarão durante a próxima semana.

O Governo dos Açores relembra que devem ser seguidas todas as recomendações de autoproteção indicadas pelo Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores.



GaCS

Sem comentários: