quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Governo dos Açores dará continuidade aos trabalhos de inventariação e salvaguarda das relheiras, assegura Avelino Meneses

O Secretário Regional da Educação e Cultura assegurou hoje, na Horta, que o Governo dos Açores dará “de imediato continuidade” aos trabalhos de inventariação, registo e salvaguarda das relheiras existentes no arquipélago.

Avelino Meneses, que falava na Assembleia Legislativa durante o debate de um projeto de resolução sobre inventariação e proteção das relheiras, que foi aprovado por unanimidade, garantiu que, agora, “alargado o prazo” para cumprimento do disposto na iniciativa parlamentar, estão reunidas as condições para dar continuidade ao trabalho desenvolvido pelas entidades oficiais.

“Nós não estamos a partir de um deserto e não vamos a caminho de um oásis”, frisou, acrescentando que “há trabalho feito, há levantamentos efetuados”.

Nesse sentido, o Secretário Regional salientou que será dada “continuidade aos trabalhos” de inventariação, registo e salvaguarda “destes vestígios do passado, que jamais podem ser olvidados no presente e que ficarão para o futuro como testemunhos das canseiras dos nossos antepassados, movidas por propósito da melhoria da qualidade de vida deles próprios e, por extensão, também da nossa”.

Avelino Meneses referiu que, “submergidas pelos novos pisos de asfalto, escondidas sob camadas mais ou menos espessas de entulho e destruídas por processos de arroteia, hoje são efetivamente vastas as extensões de relheiras que desapareceram”.

Por isso, considerou que, para “vencer a insensibilidade dos homens, de todos eles, muitas vezes siderados por progressos enganadores", impõe-se a realização de um "levantamento para registo e proteção das relheiras ainda existentes”.

As relheiras existentes em quase todas as ilhas dos Açores são constituídas por sulcos paralelos no basalto duro provocados, ao longo dos tempos, pelos cravos dos rodados dos carros de bois, com carretos diversos.

“As relheiras têm a idade da história dos Açores”, frisou Avelino Meneses, para quem elas são "o resultado da prolongada dominância do setor primário na economia nas nossas ilhas”.

Anexos:
2015.10.29-SREC-Relheiras.mp3

GaCS

Sem comentários: