quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Inspeção Regional da Educação procede a avaliação integrada de escolas

A Inspeção Regional da Educação, no âmbito do seu plano de atividades para 2015, vai realizar, durante o mês de novembro e início de dezembro, uma avaliação integrada em duas escolas dos Açores, mobilizando todo o seu corpo inspetivo.

Esta ação será desenvolvida pela primeira vez na Região Autónoma dos Açores em cooperação com o Sindicato dos Inspetores de Educação e Ensino, após ter sido realizada pela Inspeção Geral de Educação e Ciência no continente.

A ação inspetiva em causa tem um caráter inovador, tendo em conta que a escola não é auditada apenas numa área específica, mas será avaliada de uma forma global, nas suas vertentes pedagógica e administrativo-financeira.

Esta iniciativa começa com a autoavaliação realizada pela escola, sendo posteriormente efetuada uma avaliação pela equipa de inspetores que irão verificar os pontos fortes e fracos das áreas a intervir, para que a escola, dentro da sua autonomia, possa traçar o seu plano de melhorias.

O trabalho dos inspetores será bastante abrangente, estando prevista a realização de entrevistas aos vários intervenientes, análise documental e observação da lecionação, e centra-se em áreas vitais para o desenvolvimento da escola, como a organização e gestão, avaliação dos resultados, clima de escola e ensino e aprendizagem.

Esta ação inspetiva tem como objetivos a valorização das aprendizagens, o reforço dos processos de autoavaliação e o envolvimento dos diferentes intervenientes no processo, bem como a avaliação do desempenho global da escola nas suas diversas dimensões.



GaCS

Sem comentários: