segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Museu do Pico promove a apresentação do filme Portuguese Joe

O Museu do Pico promove na próxima quinta-feira, dia 29 de outubro, pelas 21h00, no Auditório do Museu dos Baleeiros, nas Lajes do Pico, a apresentação do filme Portuguese Joe, com entrada livre.

Trata-se de um documentário televisivo que narra a vida e as aventuras de um pioneiro, de origem picoense, da Calheta do Nesquim, José Silva – Joe Silvey, no Canadá. José Silva, o Portuguese Joe, nasceu no início do século XIX, nos anos 30/40. Com apenas 12 anos de idade, “emigrou de salto” numa baleeira, onde trabalhou durante algum tempo.

Mais tarde, em 1860, quando chegou à costa da British Columbia, decidiu abandonar a baleeira e tentar a sua sorte na mineração de ouro. Joe Silvey foi um dos primeiros portugueses a chegar ao Canadá, e o primeiro europeu a casar com uma mulher nativa. Após o casamento fixou-se no atual Stanley Park. Nesse local estabeleceu um bar, construiu o seu próprio barco, o primeiro da zona, e foi pioneiro da pesca com rede de cerco na Costa Oeste. Depois de enviuvar casou novamente com uma nativa. Destas duas uniões nasceram onze filhos, resultando em centenas de descendentes.

A história de José Silva – Joe Silvey, uma das personagens mais vibrantes da Costa Oeste, foi também registada em livro pelo historiador Jean Barman, na obra The Remarkable Adventures of Portuguese Joe Silvey.

Este trabalho televisivo reúne um grande número de documentos históricos, fotografias e filmes, bem como reconstituições e entrevistas no Canadá e nos Açores.

A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no seguinte endereço eletrónico:www.culturacores.azores.gov.pt.



GaCS

Sem comentários: