sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Parcerias do Governo dos Açores com poder local e instituições são estratégicas, afirma Andreia Cardoso

A Secretária Regional da Solidariedade Social salientou, em Ponta Delgada, a importância das parcerias que o Governo dos Açores tem vindo a estabelecer com o poder local e as instituições particulares de solidariedade social (IPSS) na ampliação dos esforços destinados à recuperação de habitação degradada.

“São parcerias estratégicas que o Governo Regional vem desenvolvendo com autarquias, IPSS e Misericórdias porque acreditamos que, quando há entendimentos e cooperação entre entidades públicas e outras, as famílias açorianas beneficiam de um apoio mais alargado”, salientou Andreia Cardoso.

A Secretária Regional assinou, esta manhã, dois acordos de colaboração com as Juntas de Freguesia de Água de Pau e Capelas, no valor de cerca de 76 mil euros, destinados a apoiar pequenas obras de reabilitação em habitações de 9 famílias.

Trata-se de contratos que totalizam um apoio público do Governo Regional do Açores de cerca de 55 mil euros e que permitirão melhorar as condições habitacionais destes agregados familiares, em situação de precariedade económica, com crianças e idosos a seu cargo.

Através destes contratos de parceria, os apoios agora autorizados serão ampliados considerando que as instituições públicas parceiras, para além de se comprometerem com a gestão dos processos e dos apoios, afetarão, igualmente, e na medida das suas capacidades, a componente de mão-de-obra, o que corresponde a um acréscimo de cerca de 30% ao subsídio disponibilizado pelo Executivo Açoriano.

“Ambas entidades congregam esforços necessários à melhor concretização dos investimentos”, frisou Andreia Cardoso, recordando que “desde o início da legislatura, já foram estabelecidos acordos de colaboração com mais de meia centena de parceiros, num valor de investimento público superior a 1,7 milhões de euros”.

Durante a tarde de hoje, a Secretária Regional da Solidariedade Social visitará habitações com obras em curso, cuja reabilitação foi tornada possível através de acordos semelhantes, estabelecidos com as juntas de freguesia de Feteiras e Mosteiros e com a Casa do Povo de Feteiras.

Anexos:


GaCS

Sem comentários: