terça-feira, 27 de outubro de 2015

Rodrigo Oliveira destaca contributo de José Enes para a construção da autonomia regional

O Subsecretário Regional da Presidência para as Relações Externas destacou, em Ponta Delgada, a importância do contributo de José Enes para a construção da autonomia regional, mas também para a criação da Universidade dos Açores, de que foi o primeiro Reitor.

“Esperemos que o exemplo do pensamento e obra de José Enes, na serenidade da sua linguagem e no fascínio da sua obra - que ‘ardentemente’ foi sonhada por tantos -, continuem a inspirar as novas gerações de Açorianos para a ‘surpreendente realização de um ideal’”, afirmou Rodrigo Oliveira, na sessão de abertura do colóquio ‘José Enes: Pensamento e Obra’.

Na sua intervenção, Rodrigo Oliveira elogiou a homenagem feita a “um dos maiores pensadores açorianos e um dos mais importantes filósofos portugueses do século XX”, frisando que “o seu legado político, pedagógico e institucional perdura em todos os Açorianos”.

O Subsecretário Regional considerou que José Enes “deixou a sua marca na construção de um futuro melhor para a sua Região e para os seus concidadãos”, salientando, nomeadamente, o seu “contributo essencial para o início de uma discussão séria e consequente de temas fundamentais para os Açores, para a construção da unidade regional, para a consagração da Autonomia”.     

Nesse contexto, recordou que José Enes foi um dos fundadores do Instituto Açoriano de Cultura, que promoveu, nos anos 60 do século XX, a realização das Semanas de Estudos dos Açores.

“Foi o despontar de um novo movimento e o surgimento de uma nova geração de autonomistas”, afirmou Rodrigo Oliveira, recordando também o papel desempenhado pelo homenageado na fundação do Instituto Universitário dos Açores, de que José Enes foi presidente da Comissão Instaladora e, posteriormente, primeiro Reitor da Universidade dos Açores.

“A ação determinante, pioneira e de liderança de José Enes na criação da Universidade dos Açores permanece, certamente, não apenas na memória de todos quanto o conheceram, com ele privaram e participaram desses tempos iniciais de aventura, mas inspira cada professor, cada investigador, cada funcionário e cada aluno da Academia Açoriana com um profundo sentimento de gratidão e dívida”, frisou.

Para o Subsecretário Regional da Presidência, o nome de José Enes “evoca, não apenas o elevado mérito do seu trabalho intelectual, mas a indelével marca que deixou na sociedade açoriana, na criação das bases para o desenvolvimento cultural, pedagógico, científico, académico e político que as atuais gerações beneficiam”.

“É à corajosa dedicação, à visão e ao conhecimento de José Enes, em estreita colaboração com outras figuras de uma geração que há 40 anos ousou mudar estar Região, que hoje devemos a criação da Universidade dos Açores, assim como o progresso cultural, académico, que a partir daí todos reconhecemos e vivemos, como um pilar fundamental da nossa Autonomia”, salientou Rodrigo Oliveira.



GaCS

Sem comentários: