sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Vasco Cordeiro preside à Assembleia-Geral das Regiões Periféricas e Marítimas da Europa

O Presidente do Governo vai presidir à Assembleia-Geral da Conferência das Regiões Periféricas e Marítimas da Europa (CRPM), que decorre a 05 e 06 de novembro, em Itália, e que contará com a participação do Primeiro-Ministro Italiano, Mateo Renzi, do Comissário Europeu, Christos Stylianides, e do Vice-Presidente do Parlamento Europeu, Antonio Tajani.

Esta será a 43.ª reunião-magna desta organização de cooperação inter-regional presidida, desde setembro de 2014, por Vasco Cordeiro e que integra cerca de 150 Regiões de 28 Estados Europeus, agregando cerca de 200 milhões de cidadãos europeus.

A CRPM tem por missão a defesa dos interesses dos seus membros junto de instituições nacionais e europeias, através da promoção da coesão económica, social e territorial e do poder regional na Europa, bem como do reforço da dimensão periférica e marítima da Europa.

Nesse sentido, tem realizado um amplo trabalho de desenvolvimento de políticas e influência junto das instituições comunitárias, com particular incidência para as Políticas de Coesão, Política Marítima Integrada, Política de Transportes e Estratégias Macrorregionais.

Nesta Assembleia-Geral anual da CRPM, que vai decorrer na cidade italiana de Florença, participarão cerca de 300 delegados, 35 dos quais Presidentes de Regiões europeias e 95 políticos eleitos de 85 Regiões-Membro.

A agenda dos trabalhos conta com 10 sessões dedicadas a temas como a crise das migrações na Europa, os transportes e acessibilidades, a Política de Coesão pós-2020 e a Política Marítima Integrada, assim como as questões da Energia e do Clima, em preparação da Conferência das Nações Unidas sobre o Clima de 2015.

Vasco Cordeiro intervirá na sessão de abertura, que terá lugar a 5 de novembro, juntamente com Enrico Rossi, Presidente da Toscânia, e Antonio Tajani, Vice-Presidente do Parlamento Europeu, num painel que conta ainda com a participação, via vídeo, de Karmenu Vella, Comissário Europeu do Ambiente, Assuntos Marítimos e Pesca.

Participarão também nos debates o Primeiro-Ministro Italiano, Mateo Renzi, que fará uma intervenção na abertura dos trabalhos no dia 6 de novembro, bem como altos representantes da Comissão Europeia, como o Comissário responsável pela ajuda humanitária e a gestão de crises, Christos Stylianides, orador no painel subordinado às migrações, e Mikel Landabaso, responsável pelas temáticas das Regiões Ultraperiféricas na Direção-Geral da Política Regional e Urbana.

O Presidente do Governo dos Açores liderará, ainda, o debate sobre a Declaração Final desta reunião da CRPM, manifesto destinado a transmitir as preocupações e ambições das Regiões Periféricas e Marítimas da Europa às instituições europeias e aos membros da Comissão e Parlamento Europeu.




GaCS

Sem comentários: