sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Açorianos valorizam mais quilos de embalagens do que a média nacional, afirma Diretor Regional do Ambiente

O Diretor Regional do Ambiente afirmou hoje, na Horta, que a média de valorização de embalagens por habitante no arquipélago dos Açores já é superior à média nacional.

Hernâni Jorge, que falava numa ação de sensibilização destinada a assinalar o início da 6.ª Semana dos Resíduos dos Açores, salientou que são valorizados na Região “mais de 40 quilos de embalagens, quando a média nacional ainda não alcançou os 30 quilos”.

O Diretor Regional afirmou que as 95 atividades que vão ser desenvolvidas em todas as ilhas representam um aumento significativo em relação a 2014, ano em que se realizaram 64 iniciativas em parceria com 30 entidades, adiantando que o plástico “vai estar no centro das ações de sensibilização" integradas na 6.ª Semana de Resíduos dos Açores.

Hernâni Jorge, em declarações aos jornalistas, frisou que, apesar de o encaminhamento de plásticos para reciclagem ter crescido 23% relativamente a 2014, “este produto continua a ser uma preocupação”.

Nesse sentido, a atividade hoje realizada teve por objetivo alertar e sensibilizar os alunos da Escola Básica e Integrada da Horta para a importância da redução do consumo de sacos de plástico e para os problemas que estes sacos, enquanto resíduos, podem causar no ambiente.

Os alunos do 5.º e do 6.º ano receberam um saco usado, que depositaram em ecopontos amarelos, representando a quantidade de sacos de plástico que são utilizados por hora na ilha do Faial, cerca de 330.

Nesta sessão, como acontecerá em todas as ilhas, foi também dinamizada a atividade denominada 'Produzir Menos, Reciclar Mais', que visa alertar para a quantidade de resíduos de papel/cartão, plástico e vidro consumidas por dia em cada uma das ilhas dos Açores e para as quantidades que são recicladas.

Hernâni Jorge destacou que uma das ações de âmbito regional é precisamente “a divulgação de um painel que evidencia aquilo que são neste momento os quantitativos de valorização de resíduos, designadamente resíduos de embalagens, em cada uma das ilhas”.

Esta iniciativa, frisou, tem o objetivo de "despertar consciências" para o que ainda pode e deve ser feito neste processo, que visa "chegar a 2020 com uma valorização superior a 50% dos resíduos urbanos”.

A 6.ª Semana da Prevenção de Resíduos, promovida pelo Governo dos Açores, através da Secretaria Regional da Agricultura e Ambiente, decorre até 29 de novembro, podendo o programa pode ser consultado no endereço eletrónico http://www.azores.gov.pt/Gra/srrn-residuos/conteudos/livres/6ª+Edição+da+Semana+dos+Resíduos+dos+Açores.

O programa, operacionalizado pela Direção Regional do Ambiente, envolve 51 entidades, desde a administração pública, a municípios e juntas de freguesia, passando por empresas municipais, empresas privadas, entidades gestoras e operadores de resíduos, estabelecimentos de ensino e organizações não-governamentais.

Anexos:
2015.11.20-DRA-Resíduos.mp3


GaCS

Sem comentários: