quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Governo dos Açores promove Encontro de Órgãos de Comunicação Social das Comunidades em 2016

O Governo Regional vai promover, em 2016, um Encontro de Órgãos de Comunicação Social das Comunidades, convidando jornais impressos e eletrónicos, rádios e televisões da Diáspora para um debate nos Açores sobre a situação dos media da Diáspora, a sua ligação e articulação com a Região, o impacto das novas plataformas e tecnologias e os desafios atuais e futuros.

A realização deste encontro foi hoje anunciada pelo Subsecretário Regional da Presidência para as Relações Externas, Rodrigo Oliveira, numa intervenção na Assembleia Legislativa durante o debate das propostas de Plano e Orçamento, onde apresentou também as matérias relativas à Secretária Regional Adjunta da Presidência para os Assuntos Parlamentares.

Para os órgãos de comunicação social privada na Região, o Governo dos Açores vai manter, em 2016, a dotação de 580 mil euros para apoios no âmbito do PROMEDIA.

Trata-se de um programa bastante abrangente, que atende às especificidades da comunicação social privada no arquipélago, designadamente à sua escala, dimensão e dispersão geográfica.

Em 2016, a Região vai acolher a Assembleia Geral do Conselho Mundial das Casas dos Açores, o que, segundo Rodrigo Oliveira, permitirá “uma maior visibilidade, entre nós, do trabalho e relevância destas instituições que constituem – e constituíram desde o primeiro momento – uma prioridade para o Governo dos Açores”.

“Convergência, apoio e respeito” são, para o Subsecretário Regional, “princípios nucleares do relacionamento do XI Governo com as Casas dos Açores e, de resto, com dezenas de outras organizações da Diáspora Açoriana que desenvolvem um trabalho de grande relevância – seja de âmbito social, de ensino do português ou da cultura – e que têm, por isso, uma parceria reforçada com a Região”.

Rodrigo Oliveira frisou que “são as nossas tradições, a nossa cultura, as nossas devoções, enfim a singularidade e vivência a que chamamos Açorianidade, que distinguem o nosso Povo e permitem afirmar os Açores e a sua Diáspora, independentemente da distância geográfica ou do intervalo geracional”.

No próximo ano, o Governo Regional dará especial atenção aos Grupos e Ranchos Folclóricos da Diáspora, criando um sítio da Internet, um Roteiro especificamente dedicado a estas manifestações açorianas, inventariando-as, recuperando a sua história, divulgando atividades e fomentando, uma vez mais, através da cultura, a proximidade entre os Açores e as comunidades emigradas.

A mesma atenção será dada às filarmónicas que existem nas comunidades, em particular nos Estados Unidos e Canadá, criando, de igual modo, um Roteiro e organizando, na Região, um encontro de Maestros de Bandas Filarmónicas da Diáspora e dos Açores.

Em 2016, fruto do trabalho conjunto com as respetivas autoridades e por decisão unânime pela Câmara Rio-Grandense do Livro, a Região Autónoma dos Açores será homenageada na Feira do Livro de Porto Alegre.

Com seis décadas de existência, este é o mais antigo evento do género realizado no Brasil, sendo considerada a maior feira a céu aberto da América do Sul, com um público estimado em um milhão e meio de pessoas.

Nos Açores, a área da juventude continua a ser uma prioridade para o Governo Regional.

No âmbito dos programas geridos pela respetiva Direção Regional, a proposta do Plano para 2016 prevê uma dotação superior a 2,6 milhões de euros.

São recursos destinados a intervenções especialmente dedicadas ao apoio ao associativismo jovem, à mobilidade juvenil, à criatividade e aos equipamentos e atividades destinadas aos jovens.

No plano do associativismo jovem, e a par do apoio aos planos de atividades das associações juvenis, o Governo Regional irá promover, em abril do próximo ano, o Encontro Regional de Associações de Juventude dos Açores, que envolverá dirigentes e representantes de associações de jovens da Região.



GaCS

Sem comentários: