domingo, 13 de dezembro de 2015

Avelino Meneses afirma que o desporto é uma prioridade para o Governo dos Açores

O Secretário Regional da Educação e Cultura (SREC) afirmou hoje, em Ponta Delgada, que o desporto “é uma prioridade” para o Governo dos Açores, pese embora, na perspetiva da União Europeia, seja considerado uma “prioridade negativa”.

Avelino Meneses, que falava na cerimónia comemorativa dos 25 anos do Complexo Desportivo das Laranjeiras, frisou que o Plano e Orçamento para 2016, recentemente aprovado pela Assembleia Legislativa, comprova a aposta do Executivo ao consagrar “um aumento de mais 11%” das verbas para investimento no desporto.

“Um aumento que garante o desenvolvimento do desporto federado, a promoção da prática da atividade física desportiva e a manutenção, recuperação e construção de infraestruturas. Tudo a expensas do orçamento privativo da Região Autónoma dos Açores, dada a impossibilidade de candidatura a fundos da União Europeia”, frisou.

Na sua intervenção, o Secretário Regional destacou o trabalho e o papel desempenhado por dirigentes, atletas e funcionários ao longo dos últimos 25 anos, que “fizeram do Complexo Desportivo das Laranjeiras um dos espelhos do desporto nos Açores, que conferiu mais distinção desportiva a alguns e ocupação e diversão a muitos mais”.

Avelino Meneses salientou que, passados 25 anos sobre a inauguração deste complexo desportivo, “o desporto açoriano encontra-se num patamar muito mais elevado”.

Esta situação deve-se, frisou o Secretário Regional, ao facto de os Açores registarem a maior taxa de participação desportiva do país e, “fundamentalmente”, à capacidade de transformação do desporto “numa atividade inclusiva, numa atividade de todos e para todos”.

Avelino Meneses considerou que o desporto açoriano tem “um futuro promissor”, não só porque "os mais jovens equivalem a cerca de 75% dos atletas federados", mas também porque "a participação feminina mais do que duplicou”.

A tudo isto acresce, segundo frisou, o facto de os Açores já terem alcançado "notoriedade competitiva" no país e no estrangeiro.

“À margem de uma sucessão de bons exemplos respeitantes a uma multiplicidade de modalidades, a individualização agora de atletas dos Açores na disputa pelo ingresso nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos é a melhor das provas do nosso progresso desportivo”, afirmou o Secretário Regional. 



GaCS

Sem comentários: