quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Governo dos Açores abre concurso para bolsas de doutoramento no valor de 1,7 milhões de euros

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia anunciou hoje, em Ponta Delgada, que vai abrir na segunda-feira um concurso para bolsas de doutoramento, num montante mensal de 1.160 euros, salientando que estas bolsas "têm um valor mais elevado do que as do continente, que são inferiores a 1.000 euros”.

“Este concurso, no valor de mais de 1,7 milhões de euros, financiará bolsas de doutoramento com uma duração máxima de quatro anos, o que corresponde a um investimento de cerca de 430 mil euros por ano”, frisou Fausto Brito e Abreu durante uma visita à Unidade de Genética e Patologia Moleculares do Hospital do Divino Espírito Santo.

Brito e Abreu salientou que esta Unidade tem desenvolvido estudos “de relevo” sobre doenças como a leptospirose, cardiopatias congénitas e outras doenças cardiovasculares na Região.

“O Governo dos Açores, para definir as suas políticas de ciência, gosta sempre de consultar os investigadores”, afirmou, acrescentando que as visitas aos diferentes centros de investigação permitem "ouvir as ansiedades e as preocupações dos nossos cientistas”.

“É muito importante e desejável abrir bolsas de doutoramento e pós-doutoramento anualmente”, frisou, salientando que “todos os centros de investigação têm pedido, mais do que um grande número de bolsas, a abertura de concursos para que seja possível uma entrada mais regular de bolseiros no sistema científico”.

Nesse sentido, Fausto Brito e Abreu afirmou que o concurso para bolsas de doutoramento, que estará aberto até 29 de fevereiro, vem dar resposta a algumas necessidades dos centros de investigação dos Açores.

Os projetos a financiar no âmbito deste concurso poderão estar incluídos em qualquer área científica, sendo que, no mínimo, dois terços das bolsas a financiar deverão estar alinhados com a Estratégia de Especialização Inteligente para a Região Autónoma dos Açores (RIS3).

As candidaturas aprovadas serão posteriormente submetidas pelo Fundo Regional da Ciência e Tecnologia ao PO AÇORES 2020 para cofinanciamento pelo Fundo Social Europeu.

Este concurso de bolsas de doutoramento contempla, para além do pagamento do subsídio mensal no valor de 1.160 euros, o pagamento de propinas no valor de 2.500 euros por ano, um seguro social voluntário e um seguro de acidentes pessoais.

O Secretário Regional da Ciência referiu ainda que o Governo dos Açores tenciona lançar também um concurso para bolsas de pós-doutoramento, no primeiro semestre de 2016, mas só depois de serem conhecidos os resultados do concurso para apoio a projetos de investigação científica, cuja avaliação por um juri externo está atualmente a decorrer, e no quadro dos quais investigadores pós-doutorados podem ser contratados.

Anexos:
2015.12.16-SRMCT-ConcursoBolsasDoutoramento.mp3

GaCS

Sem comentários: