quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Investimento na área da Infância vai permitir terminar legislatura com cerca de 600 novas vagas, anuncia Vasco Cordeiro

O Presidente do Governo dos Açores anunciou hoje que os investimentos de mais de sete milhões de euros previstos para 2016 vão permitir terminar esta legislatura com um aumento de cerca de 600 novas vagas nas diversas valências de apoio à infância em toda a Região.

“Com o investimento que está previsto realizar em 2016, que ascende a mais de sete milhões de euros nesta área do apoio à infância, com obras em diversas ilhas, como o Faial, o Corvo, a Terceira e São Miguel, estimamos ser possível, no próximo ano, aumentar as vagas em mais 300”, afirmou Vasco Cordeiro.

O Presidente do Governo, que falava na inauguração da obra de remodelação da creche e jardim de infância do Centro Infantil de Angra do Heroísmo, um investimento de cerca de 1,5 milhões de euros, salientou que, desde a entrada em funções deste Executivo, no final de 2012, já foram disponibilizadas cerca de três centenas de vagas destinadas a crianças da Região.

Nesse sentido, frisou que a obra hoje inaugurada, e que estava prevista na Carta Regional das Obras Públicas, constitui, assim, um exemplo de investimentos que estão a decorrer em toda a Região, como é o caso da creche do Patronato de São Miguel, da creche da Santa Casa da Misericórdia do Nordeste, do Centro de Atividades de Tempos Livres da Cáritas de São Miguel e do ATL e creche da Santa Casa da Misericórdia de São Roque do Pico.

De acordo com o Presidente do Governo, estes investimentos assentam nos objetivos fundamentais de reforçar a coesão social e territorial na Região, criando as condições para que “aqueles que, no futuro, vão tomar conta da Região e da Autonomia, possam ter as melhores condições possíveis para a sua formação desde a mais tenra idade”.

“Isso é um fator importante para as gerações futuras, mas é também importante para os seus pais, na medida em que a criação de condições como estas garante tranquilidade e de segurança às famílias”, salientou Vasco Cordeiro.

Na sua intervenção, o Presidente do Governo garantiu, ainda, que o Executivo tem feito um esforço para assegurar um melhor futuro às crianças e jovens Açorianos, através de políticas e de medidas como o reforço do desconto nas mensalidades de creches e jardins de infância para os casos de famílias numerosas.

As famílias que tenham dois filhos a frequentar a valência de creche na Região beneficiam de um desconto de 30 por cento nas mensalidades, enquanto as que tiverem três ou mais filhos nessas condições usufruem de um desconto de 50 por cento nas mensalidades.

“Em 2016, prevemos avançar com a criação de descontos no recurso às amas e na reponderação dos quantitativos desta valência”, anunciou o Presidente do Governo, destacando, ainda, o Complemento Regional do Abono de Família para Crianças e Jovens, que, em 2016, terá um aumento de 15 por cento.

“Estas medidas são decididas pela Região e resultam da nossa Autonomia e da nossa capacidade de, não estando dependentes de ninguém, podermos, até ao limite das nossas competências e dos nossos recursos, fazer o nosso caminho no sentido de termos uma melhor Região”, afirmou Vasco Cordeiro.

Anexos:
2015.12.16-PGR-InauguraçãoOBaloiço.mp3

GaCS

Sem comentários: