terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Museu do Pico promove mostra "Enfeitando o Pinheirinho- Tradição e Modernidade"

O Museu do Pico promove nos seus polos das Lajes, Madalena e S. Roque, durante o restante mês de dezembro e janeiro de 2016, a mostra “Enfeitando o Pinheirinho – Tradição e Modernidade”.

Para a realização desta mostra, o Museu do Pico convidou a artesã Maria da Conceição Soares Maciel para “enfeitar o pinheirinho” daquela instituição. Conceição Maciel, natural de São Mateus do Pico, com 84 anos de idade, é uma figura de referência local e regional na arte do crochet, das rendas tradicionais, fazendo parte do imaginário local associado a esta forma de arte no feminino.

Ao longo do tempo, Conceição Maciel tem desenvolvido trabalhos criativos com inventiva moderna e contemporânea. Nesta mostra, recusando uma vez mais o tradicional, Conceição Maciel juntou a tradição à modernidade, o antigo ao contemporâneo, o esperado ao inesperado. Com o apoio e materialização de José António Goulart, seu conterrâneo, criou três obras singulares: árvores de natal – manequins. Com uma criatividade aguçada e um sentido artístico fora do comum, para alguém do seu tempo, a reconhecida artesã soube unir a arte da renda às artes decorativas.

Esta mostra estará patente nos três polos do Museu do Pico, designadamente Museu dos Baleeiros, nas Lajes do Pico, Museu da Indústria Baleeira, em São Roque do Pico e Museu do Vinho, na Madalena do Pico, podendo ser visitada no horário regular de funcionamento do museu, de dezembro a janeiro.

Para mais informações sobre este e outros eventos sugerimos que consulte a Agenda Cultural dos Açores, no portal Cultura Açores: www.culturacores.azores.gov.pt.



GaCS

Sem comentários: