sábado, 19 de dezembro de 2015

Vasco Cordeiro em convívio de Natal com cerca de 600 idosos de Vila Franca do Campo

O Presidente do Governo dos Açores participou, este sábado à tarde, num convívio de Natal com cerca de 600 idosos de todas as freguesias do Concelho de Vila Franca do Campo, na ilha de São Miguel.

Este tradicional convívio desta quadra festiva foi promovido pela Santa Casa da Misericórdia de Vila Franca do Campo, que disponibiliza apoio, nas suas várias valências, a perto de 750 pessoas, asseguradas por cerca de 120 colaboradores.

Acompanhado pela mulher Paula, Vasco Cordeiro aproveitou esta ocasião para salientar a responsabilidade que todas as entidades públicas têm em “cuidar e acarinhar aqueles que já muito deram para a construção, com o seu trabalho e o seu esforço, de cada uma das freguesias, das vilas e das cidades” dos Açores.

“É importante afirmar que é responsabilidade de cada uma das entidades públicas ser a guardiã daquele que está ao seu lado e que, porventura, está numa fase da sua vida em que essa ajuda se torna mais necessária e, sobretudo, um direito que é preciso cumprir”, afirmou o Presidente do Governo.

Depois de referir que 2015, à semelhança dos anos anteriores, foi um ano exigente para muitas Açorianas e Açorianos, Vasco Cordeiro sublinhou que, através de medidas específicas do Executivo e de parcerias com centenas instituições sociais, o Governo dos Açores foi até ao limite dos seus recursos e das suas competências no apoio àqueles que se encontram em situação de maior fragilidade.

Apontou o caso do Complemento Regional de Pensão – o chamado “cheque pequenino” - que, em 2015, abrangeu cerca de 35 mil idosos, assim como o apoio para a aquisição de medicamentos por idosos, COMPAMID, que beneficiou mais de 4.600 Açorianos este ano.

Com um montante de cerca de 25 milhões de euros anuais, o Complemento Regional de Pensão teve aumentos todos os anos desta legislatura, nomeadamente, de três por cento em 2013, de dois por cento em 2014, de dois por cento em 2015 e, para o próximo ano, também de dois por cento. Esta medida terá assim, no conjunto de toda a legislatura, um aumento que se aproxima dos 10 por cento.

 “Gostaria de salientar que, como Presidente do Governo, é um gosto poder fazer isso, porque é um gosto poder cumprir aquilo que assumo ser uma obrigação deste Governo”, concluiu Vasco Cordeiro.

Anexos:
2015.12.19-PGR-AlmoçoNatalVFC.mp3

GaCS

Sem comentários: