quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Governo e autarquias dos Açores acordam medidas para reforço do combate a roedores

O Diretor Regional da Agricultura afirmou, na Praia da Vitória, que a reunião hoje realizada com a Associação de Municípios da Região Autónoma dos Açores permitiu, na sequência do trabalho que tem sido desenvolvido no âmbito da Comissão Executiva de Controlo Integrado de Roedores, acordar “estratégias de atuação” tendo em vista que as diversas entidades envolvidas sejam “mais eficazes no controle desta praga”.

Fernando Sousa, em declarações aos jornalistas no final do encontro, salientou que o Plano Estratégico Integrado de Combate a Pragas, que inclui a dos roedores, já se encontra em fase de revisão científica e “define quais são as competências de cada entidade, inclusivamente privados”.

“Este é um trabalho de todos nós e o verdadeiro ataque está na prevenção”, frisou o Diretor Regional, acrescentando que a Secretaria Regional da Agricultura e Ambiente vai promover a realização de censos às populações de ratos em todas as ilhas, que servirão para apoiar ações de combate adequadas.

Esta medida permitirá ir avaliando “se existe aumento ou diminuição e quais são as áreas mais atingidas, porque é também desta forma que poderemos atuar mais eficazmente”, afirmou Fernando Sousa, acrescentando que esta medida vai passar a ser feita anualmente.

Relativamente a outras medidas de reforço ao combate desta praga, adiantou que os serviços da Direção Regional da Agricultura vão dar apoio técnico às câmaras municipais, designadamente sobre quais as substâncias ativas “mais adequadas para controlo”, ou seja, sobre os raticidas mais adequados a utilizar, atendendo a que os utilizados em meio agrícola não são os mais aconselháveis para meio urbano, área de intervenção das autarquias.

A Secretaria Regional da Agricultura e Ambiente vai também proporcionar, no próximo mês, uma ação para os veterinários municipais e outros colaboradores camarários que ainda não têm formação nesta área, dotando assim os municípios de maior capacidade técnica no combate aos roedores.

Além da articulação de ações, vão ser promovidas campanhas de sensibilização destinadas a diversos públicos-alvo para a adoção de boas práticas e tendo como objetivo a prevenção da praga.

Anexos:


GaCS

Sem comentários: