quinta-feira, 17 de março de 2016

Açores têm a melhor rede de infraestruturas sociais do país, afirma Andreia Cardoso

A Secretária Regional da Solidariedade Social afirmou hoje, na Horta, que a Região Autónoma dos Açores possui, atualmente, as melhores infraestruturas do país ao nível da intervenção social.

“É um fator que nos faz sentir orgulhosos, pois possuímos, neste momento, as melhores infraestruturas do país para apoiar as várias áreas da intervenção social”, frisou Andreia Cardoso, na cerimónia de apresentação do projeto de construção do Centro de Dia do Centro Comunitário do Divino Espírito Santo, a que presidiu em representação do Presidente do Governo.

A nova estrutura, que envolve um investimento do Governo dos Açores de cerca de um milhão de euros, ficará localizada na freguesia dos Flamengos e terá capacidade para 30 utentes em Centro de Dia e 20 utentes em Centro de Convívio.

“O investimento em infraestruturas é apenas uma das componentes da política social” do Executivo Açoriano, salientou a Secretária Regional, lembrando que esta inclui também um património de medidas de apoio direto aos Açorianos, permitidas e reforçadas pela Autonomia e que “nos distinguem do resto do país”.

Além do investimento em respostas diferenciadas dirigidas à população idosa, Andreia Cardoso salientou todos os esforços desenvolvidos pelo Governo dos Açores no sentido do alargamento dos serviços de apoio ao domicílio no arquipélago.

O objetivo, garantiu, é “facilitar o acesso dos idosos a estes serviços”, destacando, além desta medida, outras como o Complemento Regional de Pensão ou o COMPAMID, complemento atribuído para a aquisição de medicação.

Andreia Cardoso afirmou que o envelhecimento populacional não deve ser encarado como um problema, mas como um desafio, frisando que a abordagem deste fenómeno “implica criar respostas que se ajustem às necessidades da população”, lembrando os ajustamentos à comparticipação destes serviços recentemente publicados.

Na sua intervenção, Andreia Cardoso salientou ainda que o concurso público para a empreitada de construção do Centro de Dia foi publicado hoje em Diário da República.

Anexos:


GaCS

Sem comentários: