quinta-feira, 31 de março de 2016

Diretor Regional das Comunidades salienta papel das Casas dos Açores na divulgação e promoção da Região

O Diretor Regional das Comunidades afirmou, na cidade brasileira de Gravataí, que o Governo dos Açores tem "correspondido às necessidades e aspirações das Casas dos Açores", reconhecendo o "relevante trabalho que desenvolvem na congregação do Povo Açoriano e na divulgação e promoção da Região nos países onde se encontram implementadas”.

Paulo Teves, que falava quarta-feira nas comemorações do 13.º aniversário da Casa dos Açores do Estado do Rio Grande do Sul, defendeu que esta instituição, bem como outras dezenas da Diaspora Açoriana, “tem efetuado, ao longo da sua existência, um eficaz estudo e levantamento da presença açoriana, com mais de dois séculos e meio, materializada em diversos aspetos da cultura que atestam a sua importância na construção e desenvolvimento deste Estado”.

A Casa dos Açores do Estado do Rio Grande do Sul, fundada em março de 2003, tem como finalidade a divulgação dos valores culturais e sociais dos Açores, bem como da sua imagem e potencialidades, a promoção do intercâmbio entre a Região, este Estado brasileiro e demais comunidades açorianas em diferentes áreas e o desenvolvimento de projetos que aproximem os dois lados do Atlântico.

“O Governo dos Açores tem desenvolvido iniciativas e implementado estratégias que aproximam ainda mais as Casas dos Açores e as comunidades emigradas à Região”, afirmou Paulo Teves, acrescentando que, nesse âmbito, vai decorrer em julho, em várias ilhas do arquipélago, o Curso de Formação para Jovens das Comunidades.

Paulo Teves frisou que "estes projetos correspondem a uma agenda comum e concertada entre o Executivo e as Casas dos Açores, no que concerne às prioridades definidas por ambos".

O Diretor Regional das Comunidades referiu ainda que este encontro pretende “dotar jovens das comunidades com informações e conhecimentos sobre os Açores atuais”, criando condições para que “se tornem agentes promotores e divulgadores da realidade geográfica, social e cultural açoriana”.

Nas comemorações do aniversário da Casa dos Açores do Estado do Rio Grande do Sul estiveram presentes representantes de núcleos açorianos dos municípios de Gravataí, Pelotas, Santo António da Patrulha, Viamão, Ilha da Pintada, Vacaria, Cachoeirinha, Cambarã do Sul, Triunfo e Porto Alegre, assim como a Vice-Cônsul de Portugal em Porto Alegre, Adriana Ribeiro .

No âmbito da visita que está a realizar ao Rio Grande do Sul, Paulo Teves reúne-se hoje com o Instituto Cultural Português de Porto Alegre e com a Câmara Riograndense do Livro, terminado o dia num encontro com a comunidade de Santo Antônio da Patrulha. 



GaCS

Sem comentários: