quinta-feira, 17 de março de 2016

Governo dos Açores apoia recuperação da guarita do Forte de S. Sebastião, no Faial

O Governo dos Açores, através da Secretaria Regional da Educação e Cultura, vai avançar com um projeto para a recuperação da guarita do Forte de S. Sebastião, em Porto Pim, na ilha do Faial.

O Secretário Regional da Educação e Cultura, que visitou hoje o local, acompanhado pelo Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia e pelo Presidente da Junta de Freguesia das Angústias, considerou que a recuperação da guarita vai “contribuir para a valorização” daquela “edificação histórica e emblemática” da baía de Porto Pim.

Avelino Meneses salientou ainda o “potencial turístico” do Forte de S. Sebastião, recordando que se trata de património classificado.

O projeto de recuperação da guarita deste forte será elaborado pela Direção Regional da Cultura.

Por seu lado, o Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia frisou que o Governo dos Açores, através da Direção Regional para os Assuntos do Mar, "concluiu recentemente a obra de proteção costeira" daquela edificação, numa intervenção orçada em cerca de 100 mil euros.

“O projeto de intervenção foi desenhado para ter o mínimo de impacto na paisagem, mas garantindo a preservação estrutural da base da muralha” do Forte, afirmou Fausto Brito e Abreu.

O Forte de S. Sebastião, construído no século XVII em tufo vulcânico extraído do Monte da Guia, foi das poucas edificações militares a ser reconstruída, por volta de 1817, tendo servido como prisão, aproximadamente, até ao fim da II Guerra Mundial.



GaCS

Sem comentários: