sexta-feira, 18 de março de 2016

Governo dos Açores cria segundo Perímetro de Ordenamento Agrário na ilha do Faial

A Secretaria Regional da Agricultura e Ambiente, através da IROA, criou um segundo Perímetro de Ordenamento Agrário (POA) na zona norte do Faial, cumprindo o compromisso de dotar esta ilha de mais um instrumento para a implementação de políticas de estruturação fundiária.

O POA dos Cedros/Salão, criado por uma Portaria hoje publicada em Jornal Oficial, vai permitir um conjunto de ações que visam a melhoria das condições de trabalho, economia e qualidade de vida dos agricultores faialenses.

Nomeadamente, através da promoção da melhoria das estruturas agrícolas, com a concentração e redimensionamento físico da propriedade e das explorações, e das infraestruturas de base, como caminhos, abastecimento de água e eletrificação.

A rede de infraestruturas de ordenamento agrário otimiza a utilização dos recursos naturais existentes e potencia o emparcelamento e desenvolvimento estrutural do setor agrícola.

O estudo preliminar efetuado com vista à criação do novo POA permitiu identificar as áreas condicionantes e caraterizar a estrutura fundiária e as infraestruturas existentes, numa área de 1.600 hectares que abrange mais de 130 explorações.



GaCS

Sem comentários: