quarta-feira, 20 de abril de 2016

Açores consideram tecnologias espaciais como tecnologias do futuro, afirma Diretor Regional da Ciência e Tecnologia

O Diretor Regional da Ciência e Tecnologia afirmou hoje, em Vila do Porto, que os Açores integram "um pequeno grupo de regiões e de países que percebem as tecnologias espaciais como as tecnologias do futuro”, destacando o papel do Governo Regional nesta área.

Nelson Simões falava durante o workshop “Sentinel Activities in Santa Maria”, que teve por objetivo divulgar a importância da utilização dos dados Sentinel e das atividades desenvolvidas nesta ilha no âmbito da Edisoft Ground Station.

Na sua intervenção, o Diretor Regional salientou que a realização deste evento em Santa Maria deve-se “a uma estratégia do Governo dos Açores de dotar a Região de infraestruturas que suportam atividades ligadas ao espaço”, mais concretamente à observação da Terra a partir do espaço, como é o caso do Sentinel.

Este projeto, levado a cabo pela Agência Espacial Europeia (ESA), é operacionalizado com dois satélites que fornecem dados ao Copernicus, um programa da Comissão Europeia que abrange áreas como a atmosfera, mudanças climáticas, gestão de emergência e de segurança, proteção do ambiente, gestão de áreas urbanas, planeamento regional e local, agricultura, turismo, pescas, saúde, transportes marítimos e alterações climáticas, entre outras.

O encontro hoje realizado debruçou-se sobre as competências existentes nos Açores em tecnologias espaciais e nas suas aplicações que, segundo Nelson Simões, “têm um grande alcance, sobretudo em áreas como a gestão do território, a proteção ambiental, a exploração de recursos e o controlo dos mares”.

“Foi o investimento na estação de rastreio da ESA de Santa Maria que iniciou a corrida dos Açores pelo aeroespacial, inicialmente numa perspetiva de acompanhamento dos satélites lançados da Guiana Francesa e depois alargados a uma função da Estrack”, lembrou Nelson Simões, sublinhando que esta plataforma “chamou a si empresas da área e fez crescer as competências na ilha, nomeadamente com a criação da estação Galileo”.

O Diretor Regional referiu ainda o surgimento do projeto RAEGE, numa parceria do Governo dos Açores com o Instituto Geológico de Espanha, que consistiu na instalação de uma antena VLBI (Very Long Baseline Interferometry) em Santa Maria, a que se seguirá a instalação de outra antena idêntica na ilha das Flores, em 2017.

Este workshop, organizado pela empresa EDISOFT, em parceria com o Governo dos Açores, através da Direção Regional da Ciência e Tecnologia, integra-se numa série de eventos sobre o Espaço que vão decorrer em Santa Maria e que englobam a exposição “Space Girls, Space Women”, inaugurada hoje, e a segunda edição do CanSat Açores, que se realiza a 21 e 22 de maio, entre outras ações dirigidas a estudantes e ao público em geral.

Anexos:


GaCS

Sem comentários: