segunda-feira, 25 de abril de 2016

Apoio social aos Açorianos é razão acrescida para festejar valores de abril na Região, afirma Vasco Cordeiro

O Presidente do Governo dos Açores destacou hoje, na ilha Terceira, a área do apoio social como uma das principais conquistas que a Autonomia Regional proporcionou aos Açorianos, o que constitui motivo acrescido para também se festejar a 'Revolução dos Cravos' na Região.

“Festejar o 25 de abril nos Açores é, assim, comemorar não só a Liberdade e a Democracia, mas também a porta que se abriu para que, nesta Região, se implementasse um dos projetos de vivência coletiva de maior sucesso da nossa história democrática”, afirmou Vasco Cordeiro.

O Presidente do Governo falava no lançamento da primeira pedra do Centro de Dia da Casa do Povo das Doze Ribeiras, no concelho de Angra do Heroísmo, um investimento superior a um milhão de euros e que terá capacidade para servir cerca de 30 idosos.

Na sua intervenção, Vasco Cordeiro salientou que esta cerimónia constitui um exemplo do cumprimento dos "valores de abril", uma vez que dá expressão prática à satisfação de necessidades e anseios do Povo Açoriano, através dos instrumentos que a Autonomia confere.

“Não há melhor forma de comemorar abril nestas ilhas do que este momento em que os órgãos de governo próprio da Região, em parceria com as instituições privadas, lançam mais uma obra destinada a servir os Açorianos”, salientou o Presidente do Governo.

Vasco Cordeiro frisou que o investimento neste novo Centro de Dia não constitui um caso isolado nos Açores e obedece a uma opção política muito clara de, até ao “limite dos nossos recursos e das nossas competências, criarmos uma rede de apoio social de proximidade disponível em todos os concelhos e em todas as ilhas dos Açores”.

Esta rede de apoio tem sido reforçada de forma consistente ao longo desta legislatura com a criação ou requalificação, desde o final de 2012, de 11 respostas sociais especificamente dirigidas aos idosos, num montante de investimento público que ascende a cerca de 17 milhões de euros para servir quase 700 Açorianos e as suas famílias.

“Só aqui na ilha Terceira, por exemplo, já investimos mais de 7,5 milhões de euros nesta legislatura na remodelação e construção de novos lares e de centros de dia e de convívio”, sublinhou Vasco Cordeiro.

O Presidente do Governo salientou, ainda, que o apoio social não se limita à componente das infraestruturas, apontando o exemplo de medidas como o Complemento Regional de Pensão - o chamado 'cheque pequenino' - que representa um apoio anual de cerca de 25 milhões de euros para cerca de 35 mil idosos da Região, e do apoio para a aquisição de medicamentos, que beneficiou mais de cinco mil idosos no último ano.

Nesse sentido, Vasco Cordeiro recordou que o Complemento Regional de Pensão foi reforçado todos os anos ao longo desta legislatura, permitindo chegar a 2016 com um crescimento global de cerca de 10 por cento do seu valor.

“Estas são medidas que importa realçar num tempo em que, muitas vezes, se questiona e até se dúvida, daquela que é a mais-valia desta componente da nossa Autonomia de sermos nós a decidirmos o nosso destino”, afirmou o Presidente do Governo.

“No fundo, de sermos nós, Açorianos, a ter a capacidade de implementar políticas que, no caso concreto deste Governo, têm também obedecido a um critério muito claro: o de, sobretudo, nestes anos de maior turbulência para as famílias açorianas, não deixar ninguém para trás”, destacou Vasco Cordeiro, ao salientar que isso não teria sido possível sem a parceria que se estabelece com as diversas instituições ligadas à área social nos Açores.

Anexos:
2016.04.25-PGR-CentroDiaDozeRibeiras.mp3

GaCS

Sem comentários: