quinta-feira, 21 de abril de 2016

Avelino Meneses afirma que incremento da leitura é uma "prioridade" no combate ao insucesso escolar

O Secretário Regional da Educação e Cultura afirmou hoje, na Praia da Vitória, que o incremento da leitura “é uma prioridade” para o Governo dos Açores no âmbito do combate ao insucesso escolar.

Avelino Meneses, que falava numa aula aberta sobre a vida e obra do escritor açoriano Daniel de Sá, orientada por Dionísio de Sousa, sublinhou esta prioridade com o facto do Executivo Açoriano ter aprovado, desde meados de 2011, o Plano Regional e Leitura, precisamente com o propósito “de aumentar os níveis de literacia da população e de colocar a Região a par dos melhores exemplos europeus”.

A relevância do livro e da leitura levou, segundo Avelino Meneses, à “dinamização” de uma rede regional de bibliotecas escolares, que constituem ”espaços de aprendizagem múltipla dado que, pela utilidade e, oxalá que também pelo prazer, a leitura constitui um suporte essencial do percurso pedagógico”.

“Assim, em vez de serviços contemplativos da ação educativa, as bibliotecas têm de ser serviços cúmplices da ação educativa, do mesmo modo, em vez de serviços para uso, sobretudo dos professores, como muitas vezes sucedia no passado, as bibliotecas devem ser, sobretudo, serviços para o uso dos estudantes, que devem ser, por isso mesmo, estimulados à sua frequência”, frisou.

As bibliotecas escolares, salientou o Secretário Regional, são ainda “serviços suscetíveis do estabelecimento de uma corelação profícua entre a escola, entre as escolas, e entre a escola e a comunidade”.

Nesse sentido, no ano letivo em curso, com a implementação do ProSucesso – Açores pela Educação, programa de promoção do sucesso escolar, o livro e a leitura “adquiriram uma premência ainda maior”.

Para o titular da pasta da Educação, faz, por isso, sentido que se fale do “homem e da obra“ de Daniel de Sá que, entre tantas atividades desenvolvidas ao longo da sua vida, foi presidente da Comissão Científica do Plano Regional de Leitura.

Relativamente a Daniel de Sá, figura grada das letras açorianas, a que recentemente Dionísio de Sousa dedicou o livro 'Daniel de Sá – A serena sabedoria', Avelino Meneses destacou a “coragem”, qualidade que “sempre teve”, de abordar determinados temas que “colidiam muito justamente com interpretações históricas algo discutíveis”.

“Num arquipélago que é unido pelo mar, mas que está ainda muito dividido por inúmeras paredes, sejam elas de pedra, de hortênsias ou mais comumente de incompreensões, ele [Daniel de Sá] era um verdadeiro escritor de todos nós. Por isso mesmo, derramava palavras pelos jornais de várias ilhas, alheio ao artificialismo das nossas fronteiras”, frisou o Secretário Regional da Educação e Cultura.

Anexos:
2016.04.21-SREC-AulaAberta.mp3

GaCS

Sem comentários: