terça-feira, 19 de abril de 2016

Biblioteca Públicas e Arquivos Regionais comemoram Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor

A Direção Regional da Cultura, através das bibliotecas públicas e arquivos regionais de Angra do Heroísmo, de Ponta Delgada e João José da Graça, na Horta, associa-se, com um programa de iniciativas diversas, às comemorações do Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, que se assinala sábado, 23 de abril.

Esta data foi escolhida por iniciativa da UNESCO pelo seu significado para a literatura mundial, pois foi nesse dia que nasceram vários escritores célebres, como Vladimir Nabokov e Josep Pla, e, neste dia também, faleceram Miguel de Cervantes, William Shakespeare e Garcilaso de la Vega.

O Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor será assinalado pela Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Angra do Heroísmo com a realização de um 'troca-troca' de livros aberto a toda a comunidade, atividade que vem na sequência das que foram realizadas em anos anteriores e que granjeou grande interesse por parte dos participantes.

Esta iniciativa, que terá lugar sexta-feira, 22 de abril, entre as 10h00 e as 19h00, no átrio da Biblioteca, consiste na troca de livros usados entre leitores, onde cada pessoa é convidada a trazer um ou mais livros e a trocá-los por outros de outros leitores.

Na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada a data será assinalada com a realização de várias ações de promoção do livro e da leitura, da responsabilidade dos formadores Andreia Brites e Sérgio Letria.

Nos dias 21 e 22 de abril decorre a oficina “Ver para Crer”, com sessões pelas 10h00 e 14h00, dirigidas a grupos do 3.º e 4.º anos do 1.º Ciclo e dos 2.º e 3.º ciclos de escolaridade, bem como a formação “Promover o livro e a leitura junto de públicos adolescentes”, das 18h30 às 21h30, destinada a professores e mediadores de leitura.

A 23 de abril, terá lugar, entre as 09H00 e as 13H00, a formação “Clubes de leitura para crianças e jovens”, cujo público-alvo são todos os mediadores de leitura interessados em dinamizar comunidades de leitores com o público infantil ou adolescente.

Na Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça será realizada sexta-feira, das 09H00 as 19H00, uma 'Maratona de Leituras' com a participação da Comunidade de Leitores – Chá com Livros, do Centro de Atividades Ocupacionais da Santa Casa da Misericórdia da Horta, da Universidade UNISENIOR do Faial e das escolas Secundária Manuel de Arriaga, Básica e Integrada da Horta e Profissional da Horta.

A Direção Regional da Cultura informa que estes e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço eletrónico www.culturacores.azores.gov.pt.



GaCS

Sem comentários: