quinta-feira, 21 de abril de 2016

Diretora Regional da Juventude destaca projeto Estudo a Saltar no âmbito do programa de empreendedorismo social Jovens+

A Diretora Regional da Juventude salientou hoje, em Angra do Heroísmo, o empenho e o trabalho desenvolvido pela Direção da Casa do Povo de Santa Bárbara ao longo do projeto 'Estudo a Saltar'.

Pilar Damião, que falava na apresentação do projeto, frisou que este trabalho só é possível de se concretizar porque existe uma vontade conjunta entre parceiros tanto ao nível regional, como local.

“O projeto ‘Estudo a Saltar’ é a prova de que todos estamos a trabalhar para um mesmo objetivo, que é criar uma juventude açoriana autónoma, enriquecida por um leque de competências-chave e capaz de olhar para os desafios do futuro com maior confiança”, afirmou a Diretora Regional.

O 'Estudo a Saltar' realiza-se no âmbito do programa 'Jovens+', uma iniciativa do Governo dos Açores que pretende incentivar o empreendedorismo social jovem e que tem sido “uma forte aposta” da Direção Regional da Juventude.

Na sua intervenção, Pilar Damião salientou que o empreendedorismo social jovem representa o “processo de procura e implementação de soluções sociais inovadoras e sustentáveis”, traduzidas “na criação e desenvolvimento de respostas sociais alternativas e mais eficientes” destinadas aos jovens.

Neste sentido, considerando a urgência em trabalhar com público jovem em situação de risco, e como resposta à fragilidade social em que se encontram alguns jovens, “a Direção Regional da Juventude tem vindo a apoiar projetos que visam reduzir fatores de risco, reforçando nos jovens as condições que permitam um crescimento saudável e harmonioso, reduzindo o abandono escolar precoce”, acrescentou.

O projeto 'Estudo a Saltar', desenvolvido pela Casa do Povo de Santa Bárbara, visa prevenir o insucesso e o abandono escolar, aumentar a motivação pela aprendizagem, incentivar a criatividade e iniciativa própria, a autonomia e a autoestima, bem como estimular o trabalho em equipa e a interajuda e promover estilos de vida saudáveis, ou seja, despertar para a cidadania ativa e incitar a criação de objetivos pessoais, como formas de promover a inclusão social.

A iniciativa, que se destina a 128 jovens em idade escolar, pretende acompanhar o estudo dos jovens de uma forma sistemática e original ao longo de todo o ano letivo, criando objetivos que, ao serem atingidos, lhes permitem a participação em desportos de aventura.

As áreas prioritárias de intervenção do programa 'Jovens+' são a prevenção do abandono escolar precoce, a promoção da inclusão de jovens com menos oportunidades, a promoção do voluntariado jovem e o incentivo ao empreendedorismo e à empregabilidade dos jovens.



GaCS

Sem comentários: