sexta-feira, 22 de abril de 2016

Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres assumem grande importância no cartaz turístico religioso dos Açores, afirma Vítor Fraga

O Secretário Regional do Turismo e Transportes afirmou hoje, em Ponta Delgada, que as Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres são um dos "principais cartazes turísticos" dos Açores no que se refere ao turismo religioso.

“São um bom exemplo de um cartaz turístico de excelência, que tem diretamente a ver connosco, que reflete a nossa cultura, no fundo, que tem uma identificação clara com o que é a matriz de referência do turismo dos Açores”, frisou Vítor Fraga, em declarações aos jornalistas após receber, em audiência, o Provedor da Irmandade do Senhor Santo Cristo dos Milagres.

O titular da pasta do Turismo revelou que o Governo dos Açores vai apoiar a realização das Festas deste ano com 30 mil euros, por via do sistema de apoio às atividades turísticas, mantendo assim o apoio que no ano passado foi aumentado em 20%, além do apoio logístico, nomeadamente na realização da ornamentação das ruas, assim como o apoio prestado pela empresa pública Portos dos Açores.

Relativamente às acessibilidade ao arquipélago, “no âmbito da grande reforma que este Governo implementou, no ano passado já beneficiámos com ela, tendo vindo muito mais gente, por essa via, às Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres, que é efetivamente um dos grandes cartazes turísticos da Região”, salientou Vítor Fraga.

O Secretário Regional revelou que este ano, “só na semana que antecede as Festas, temos cerca de 18.500 lugares, por via aérea, nas ligações do exterior para a Região, o que representa um incremento superior a 4% em relação ao ano anterior, e 7.700 lugares no interilhas”.

“Isto dá bem mostra da dimensão que as Festas têm e também da resposta que as companhias estão a dar, para aquela que é uma procura natural”, afirmou.

Vítor Fraga recordou ainda que, “no âmbito do Plano Estratégico e de Marketing do Turismo dos Açores, que foi recentemente apresentado, a religião apresenta-se como uma das atrações primárias de toda a estrutura da oferta no setor nos próximos anos”.

O Secretário Regional salientou que a "matriz do destino, no essencial, é turismo de natureza”, mas frisou que a oferta do turismo dos Açores “diferencia-se das restantes, ao nível global, porque tem uma identificação clara com a cultura, com aquilo que somos enquanto Povo Açoriano".

"Nós, enquanto Povo Açoriano, estamos intimamente ligados a um conjunto de atividades religiosas, desde as Festas do Senhor Santo Cristo, passando pelas comemorações do Divino Espírito Santo”, salientou Vítor Fraga.

Anexos:



GaCS

Sem comentários: