sexta-feira, 22 de abril de 2016

Governo dos Açores assinala Dia Mundial da Terra e do Património Geológico

O Governo dos Açores, através dos nove Parques Naturais de Ilha e em parceria com o Geoparque Açores, assinala hoje o Dia Mundial da Terra e o Dia Nacional do Património Geológico, dando especial destaque à promoção do património geológico do arquipélago.

As atividades previstas para esta comemoração incluem sessões de sensibilização em escolas de diversas ilhas, um 'rally paper' sobre as áreas protegidas de Santa Maria, um workshop sobre Geopoesia, no Faial, e uma tertúlia sobre “Conversas, Fotografias e Ambiente”, nas Flores.

Está também programada a realização de vários percursos pedestres a geossítios, além de visitas guiadas e 'geocaching'.

O arquipélago dos Açores é uma das poucas regiões do mundo que possui as quatro designações internacionais associadas à UNESCO, nomeadamente Geoparque, Património Mundial, Reserva da Biosfera e Sítio Ramsar.

A aposta do Governo Regional no Geoparque Açores, que entrou oficialmente em 2013 para as redes Europeia e Global de Geoparques, tem sido um importante instrumento para a promoção da geoeducação, geoconservação e geoturismo no arquipélago.

O Dia Mundial da Terra é comemorado desde 1970, tendo sido criado pelo senador norte-americano Gaylorg Nelson em forma de protesto contra a poluição no planeta, nomeadamente as consequências do desastre petrolífero de Santa Bárbara, na Califórnia, em 1969.

Atualmente, o Dia da Terra é celebrado em mais de 190 países com a participação de cerca de mil milhões de pessoas em todo o mundo.

A celebração desta data tem como principal objetivo sensibilizar para a importância da preservação dos ecossistemas e dos recursos naturais.

Na sequência desta comemoração mundial, o Grupo Português da ProGEO - Associação Europeia para a Conservação do Património Geológico decidiu proclamar 22 de abril como Dia Nacional do Património Geológico.

Pretende-se, desta forma, sensibilizar a população para o reconhecimento do valor do património geológico como parte integrante do património natural e, ao mesmo tempo, motivar entidades e órgãos de comunicação social para o debate sobre o papel da Geologia na sociedade contemporânea.

Mais informações sobre estas comemorações podem ser obtidas nos endereços eletrónicos http://parquesnaturais.azores.gov.pt e http://azoresgeopark.com ou nas redes sociais dos Parques Naturais dos Açores e do Geoparque Açores.



GaCS

Sem comentários: