terça-feira, 19 de abril de 2016

Governo dos Açores promove formação para profissionais da área do acolhimento de crianças e jovens

A Secretaria Regional da Solidariedade Social, através do Instituto de Segurança Social dos Açores (ISSA), em parceria com a Associação de Promoção de Públicos Jovens em Risco, promove a realização de uma nova edição da ação formativa sobre "Prevenção, Deteção e Intervenção no Abuso Sexual de Menores em Contexto de Acolhimento: O Papel do Ajudante de Lar".

Esta iniciativa, que teve hoje início e termina quarta-feira, 20 de abril, decorre na sala de formação do ISSA, em Ponta Delgada.

A formação é dirigida aos profissionais que trabalham na área do acolhimento residencial de crianças e jovens, enquadrando-se no plano anual formativo da Equipa de Apoio Técnico ao Acolhimento Residencial de Crianças e Jovens.

Os trabalhos são dinamizados por dois psicólogos daquela equipa e visam dotar os profissionais de competências teóricas e práticas no domínio da prevenção e intervenção em situações de abuso sexual de crianças e jovens.

Pretende ainda sensibilizar os profissionais para a problemática do abuso sexual de crianças e jovens, nomeadamente para a importância da prevenção da ocorrência deste tipo de mau trato, para as suas consequências no desenvolvimento da criança, bem como para estratégias de intervenção.

Desde 2015 já participaram nestas formações 64 profissionais das casas de acolhimento residencial de crianças e jovens da ilha de S. Miguel, estando prevista, nesta edição, a participação de mais 15 formandos.



GaCS

Sem comentários: