quarta-feira, 20 de abril de 2016

Governo dos Açores reforça afetação de verbas ao programa ‘Eco-Freguesia, Freguesia Limpa’

O Secretário Regional da Agricultura e Ambiente anunciou hoje, no Corvo, que o Governo dos Açores decidiu reforçar as verbas destinadas ao programa ‘Eco-Freguesia, Freguesia Limpa’, ultrapassando, pela primeira vez, mais de meio milhão de euros.

“Enquanto, em 2013, o orçamento do programa foi de 325 mil euros, em 2016 vamos investir 600 mil euros”, revelou Luís Neto Viveiros, que falava na cerimónia de entrega dos Prémios de Excelência do Concurso Eco-Freguesias 2015.

O Secretário Regional adiantou que, este ano, além do reforço de 20% em relação à verba inicialmente prevista, vão ainda ser disponibilizados 35 kits de manutenção às melhores candidaturas do projeto A Minha Ribeira, num investimento de 60 mil euros.

Cada um destes kits é composto por uma motosserra e uma moto roçadora profissionais e dois equipamentos completos de proteção individual, estando a sua distribuição prevista para o final de maio.

Neto Viveiros frisou que “o projeto A Minha Ribeira é uma das novidades do Eco-Freguesia de 2016, a que já aderiram 97 autarquias", incluindo a Câmara Municipal do Corvo.

“Outro projeto lançado este ano é o Costa Limpa, que conta com 91 inscrições e pretende estimular as autarquias a mobilizarem as populações para a monitorização e limpeza da orla costeira”, salientou o Secretário Regional.

Na sua intervenção, Neto Viveiros destacou o empenho da Câmara Municipal do Corvo neste programa, salientando que esta iniciativa do Governo Regional ”constitui um reconhecimento da importância do Poder Local na promoção do desenvolvimento das comunidades locais e na formação cívica dos cidadãos”.

O Eco-Freguesia tem como principal objetivo reconhecer e distinguir os esforços destas autarquias locais e a colaboração das populações na limpeza, remoção e encaminhamento para destino final adequado dos resíduos abandonados em espaços públicos, incluindo as linhas de água e a orla costeira, bem como o desenvolvimento e participação em programas e ações de sensibilização e educação ambiental.

Em 2013, aderiram 113 freguesias, no ano seguinte 145, em 2015 a iniciativa envolveu 148 freguesias e este ano inscreveram-se 155 das 156 freguesias existentes no arquipélago.

Hoje, no Corvo, para assinalar os resultados do concurso de 2015, foi entregue o Prémio de Excelência a 27 freguesias.       

Os Prémios de Excelência foram instituídos pela primeira vez em 2014, distinguindo, em cada ilha, as freguesias cujo esforço de limpeza e de manutenção tenha obtido a pontuação mais elevada nos diversos critérios de avaliação.

“É também esse justo reconhecimento do papel desempenhado pelo Poder Local que queremos assinalar, aqui na ilha do Corvo, com esta cerimónia simples, mas carregada de significado, de entrega dos Prémios de Excelência do Programa Eco-Freguesia, enfatizando a importância de criar relações estáveis e transparentes com as freguesias, sempre na prossecução do interesse público”, afirmou Luís Neto Viveiros.

Anexos:
2016.04.20-SRAA-EcoFreguesia.mp3

GaCS

Sem comentários: