quarta-feira, 20 de abril de 2016

Museu de Angra do Heroísmo promove "Concerto a dois Cravos"

A Direção Regional da Cultura, através do Museu de Angra do Heroísmo, promove sábado, 23 de abril, pelas 15h00, na biblioteca do edifício de S. Francisco, a realização de um concerto a dois cravos.

Neste concerto, os músicos Gustaaf van Manen e Janeen Teixeira homenageiam Johann Sebastian Bach executando um programa composto por obras deste compositor germânico, cujo 331.º aniversário de nascimento se celebra quinta-feira, 21 de abril.

Gustaaf Robert van Manen nasceu na Holanda e frequentou a Universidade e o Conservatório Superior, em Amesterdão, doutorando-se em Musicologia.

Licenciado em Pedagogia da Música e Piano, possui o curso de bibliotecário (especialização na área da música), tendo trabalhado, de 1972 até 1980, na área de edições musicais em Berlim e Frankfurt, residindo a partir de 1980 em Ponta Delgada, onde se dedica ao ensino da música, como professor convidado de piano e órgão do Conservatório Regional, tendo fundado o coro desta instituição.

Mais tarde, já no Conservatório Regional de Angra do Heroísmo, foi professor das disciplinas de Piano, Órgão, História da Música, Acústica, Repertório e Análise e Composição, tendo exercido ainda o cargo de Presidente do Conselho Executivo deste Conservatório.

Atualmente é organista titular da Igreja do Colégio, em Angra do Heroísmo e, até 2012, foi 'Musical Diretor' da igreja americana na Base das Lages, dedicando-se nos últimos anos da sua atividade como músico ao seu instrumento preferido, o cravo.

Sondra Janeen Perry Teixeira nasceu em Decatur, no estado norte-americano de Illinois, tendo estudado música na Universidade da Califórnia, em S. Diego, onde obteve o bacharelato como organista.

Lecionou música nos EUA, Costa Rica, Espanha e Portugal, tendo integrado durante vários anos o corpo docente da Escola Americana da Base Aérea das Lajes, na Terceira. 

De 1987 a 1992, foi a pianista da Associação Musical da Ilha Terceira e, desde 1996, acompanha o coro PACTIS em concertos e eventos culturais. 

A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço eletrónicowww.culturacores.azores.gov.pt.



GaCS

Sem comentários: