quarta-feira, 20 de abril de 2016

Nova plataforma coloca JORAA na vanguarda dos jornais oficiais

O Governo dos Açores, através da Secretária Regional Adjunta da Presidência para os Assuntos Parlamentares, assinou hoje com a GLOBALEDA o contrato de serviços para o desenho, construção e implementação da plataforma de edição e publicação do Jornal Oficial da Região Autónoma dos Açores (JORAA).

O contrato tem o valor base de cerca de 75 mil euros e um prazo de execução de 231 dias.

A nova plataforma do JORAA vai garantir o melhoramento das condições de acesso a serviços de apoio e suporte, adequando-se às necessidades atuais de utilização das tecnologias de informação, tanto internamente como na relação com o cidadão e as empresas.

Assim, a nova plataforma de edição e publicação do JORAA englobará um portal de acesso público, uma plataforma de edição e submissão de atos e uma aplicação móvel (app), com o nome JORAA, para consulta de diplomas, a ser usada nas plataformas tecnológicas móveis mais comuns, nomeadamente IOS, Android e Windows.

A plataforma que agora se irá desenvolver faz uso exclusivo da tecnologia 'open source' e possibilitará a submissão de atos pelas entidades externas ao JORAA através de formulários intuitivos, a visualização de informação para pagamento integrado com a RIAC e a verificação do estado das publicações.

Outras funcionalidades mais específicas têm a ver com a gestão do perfil de utilizadores e entidades, notificações e alertas de publicações, visualização de publicações ou disponibilização de documentos em versão consolidada e apresentados cronologicamente, utilização de marcador e de 'post-it' digital, possibilidade de partilha 'highlight' ou notas com todos os utilizadores credenciados, recomendação inteligente de textos importantes e acessibilidade 'text-to-speech'.

Outro aspeto a salientar é um novo motor de pesquisa com novas funcionalidades, nomeadamente por texto integral, por palavra ou conjunto de palavras, por tipo e número de ato jurídico, por data, por série, por entidade emitente, assim como a possibilidade de cruzamento de diversos tipos de pesquisa.

Com a criação desta nova plataforma do JORAA, o Governo dos Açores coloca-se, mais uma vez, na vanguarda da inovação ao nível dos jornais oficiais.

Para o Governo dos Açores, as tecnologias de informação constituem um pilar determinante para a prestação de serviços de qualidade aos cidadãos e empresas, bem como para o funcionamento adequado das instituições.



GaCS

Sem comentários: