quinta-feira, 28 de abril de 2016

Os Açores precisam de quem siga os seus sonhos e concretize projetos de negócio, afirma Sérgio Ávila

O Vice-Presidente do Governo incentivou hoje, em Ponta Delgada, os empreendedores dos Açores a “dar asas aos sonhos”, concretizando os seus projetos de negócio.

Sérgio Ávila, que falava na Gala do Empreendedor, no decorrer da qual foram entregues os prémios do Concurso Regional de Empreendedorismo, salientou que os vencedores e respetivos projetos constituem “um estímulo e um exemplo a seguir”.

“Nos Açores, felizmente, a iniciativa privada dá sinais de uma grande capacidade de se renovar, seja pelo número de novas empresas, seja pela dinamização de novos projetos em setores de atividade emergentes”, afirmou.

Para o Vice-Presidente do Governo, as condições específicas da Região “impõem dificuldades acrescidas”, defendendo a necessidade de “empreendedores e de quem, seguindo os seus sonhos, ponha em prática projetos de criação de empresas, de emprego e de riqueza, aproveitando o ambiente facilitador da promoção de vontades que o Governo dos Açores tem procurado criar”.

Na sua intervenção, Sérgio Ávila salientou que o Executivo tem implementado medidas de combate ao desemprego que têm dados resultados positivos, salientando que “ainda há poucos dias, o Instituto do Emprego e Formação Profissional divulgou dados sobre o número de inscritos nos centros de emprego do país e o que se verifica é que, no final de março, o número relativo aos Açores é o mais baixo dos últimos 41 meses”.

“Também o crescimento do PIB mostra que a nossa ação política tem contribuído para a retoma do crescimento económico de forma sustentada”, frisou, acrescentando que os indicadores “são bons” e “dão alento" para prosseguir.

“Julgo que esta mensagem de esperança num futuro melhor se torna aqui hoje adequada”, afirmou o Vice-Presidente, para quem a iniciativa privada precisa de saber com o que conta.

“Como todos temos a perceção, a incerteza é um dos piores inimigos de quem tem projetos para desenvolver”, sublinhou, considerando que “o pior que pode acontecer, especialmente no domínio do investimento privado dirigido a projetos empresariais, é a não existência de um clima de confiança e de expetativas fundamentadas relativamente ao futuro”.

Sérgio Ávila salientou a existência, nos Açores, de “um quadro de incentivos bem definido e que responde cabalmente aos anseios dos investidores”, assegurando que o Executivo sabe ser “fundamental criar as condições estruturantes que promovam as oportunidades à iniciativa privada” e que é exatamente isso que continuará a ser feito.



GaCS

Sem comentários: