terça-feira, 19 de abril de 2016

Ponta Delgada e Lajes das Flores acolhem fim de semana temático "Cordas e Dedilhados"

O Governo dos Açores, através da Secretaria Regional da Educação e Cultura e no âmbito da Temporada Artística 2016, promove sábado e domingo, pelas 21h30, a realização de dois eventos integrados no fim de semana temático “Cordas e Dedilhados”.

No sábado, 23 de abril, realiza-se na Igreja do Colégio, em Ponta Delgada, um “Tributo a Carlos Paredes”, com Victor Castro, em guitarra portuguesa, e Paulo Cunha, em guitarra clássica.

Trata-se de um espetáculo de homenagem ao grande mestre da guitarra portuguesa, concebido no rescaldo do seu desaparecimento em 2004, e que conjuga o som ao vivo dos dois instrumentistas em palco com uma apresentação multimédia de vídeos, textos e imagens alusivos a Paredes.

No dia seguinte, terá lugar na Igreja Matriz das Lajes das Flores um concerto pelo agrupamento Diáspora, com Lázaro Silva e Telmo Sousa, em viola da terra da Terceira, Nivaldo Sousa, em guitarra de 6 cordas, José Sousa, em guitarra de 7 cordas, Francisco Rocha, em melódica, e da soprano Ana Rita Ormonde.

Este projeto musical, criado em 2010 por professores do Conservatório Regional de Angra do Heroísmo, visa enriquecer as harmonias das canções do folclore açoriano, dando-lhes interpretações mais arrojadas, bem como articulações e fraseados mais eruditos, que fogem às formas de execução tradicional.

A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço eletrónico www.culturacores.azores.gov.pt.



GaCS

Sem comentários: