quinta-feira, 28 de abril de 2016

Premier das Bermudas visita os Açores a convite do Presidente do Governo

O Premier das Bermudas, Michael Dunkley, inicia segunda-feira uma visita aos Açores, a convite do Presidente do Governo, Vasco Cordeiro, que inclui a assinatura de uma Memorando de Entendimento para aprofundar o relacionamento entre os dois Executivos.

A visita oficial do chefe do Governo das Bermudas à Região surge na sequência de um convite dirigido pelo Presidente do Governo dos Açores, formalizado em junho de 2015, aquando da deslocação do Subsecretário Regional da Presidência para as Relações Externas àquele arquipélago para assinalar os 165 anos da emigração açoriana.

Michael Dunkley chega segunda-feira à ilha de São Miguel e, no dia seguinte, 3 de maio, será recebido, no Palácio de Santana, por Vasco Cordeiro, seguindo-se a cerimónia de assinatura do Memorando de Entendimento entre o Governo dos Açores e o Governo da Bermudas, que consagra, ao mais alto nível, a amizade que une os Povos dos dois arquipélagos do Atlântico, contemplando áreas como a cultura, a história e as tradições populares.

Além desta componente, o Memorando de Entendimento, que resulta de uma base proposta pelos Açores, procede ao enquadramento da proximidade e da cooperação entre os dois Executivos, incluindo, entre outras, matérias relacionadas com as Políticas do Mar e a Conservação Marinha.

Ainda na terça-feira, o Premier das Bermudas visitará a Central Geotérmica da Ribeira Grande e o Nonagon – Parque de Ciência e Tecnologia de São Miguel, localizado na cidade da Lagoa, onde terá, também, uma reunião com a SDEA – Sociedade de Desenvolvimento Empresarial dos Açores.

No dia seguinte, 4 de maio, Michael Dunkley, acompanhado do Presidente do Governo dos Açores, viajará para a ilha do Faial, onde apresentará cumprimentos à Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, antes de visitar o Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos e o Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores.

De seguida, partirá para a ilha do Pico, onde estão previstas visitas ao Museu do Vinho, à Paisagem da Cultura da Vinha classificada como Património Mundial e ao Museu dos Baleeiros.

As ilhas Bermudas, com capital em Hamilton, são um território ultramarino britânico situado no Atlântico Norte, que foi destino da emigração açoriana desde o primeiro quartel do século XIX.

Estima-se que cerca de 20 a 25% da população das Bermudas é descendente de portugueses, dos quais 90% de origem açoriana.



GaCS

Sem comentários: