quarta-feira, 25 de maio de 2016

Projetos de investigação de cientistas dos Açores selecionados para o BiodivERsA3

O Governo dos Açores, através do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia, integra o projeto europeu BiodivERsA3 - Consolidating the European Research Area on Biodiversity and Ecosystem Services, financiado pelo Programa Quadro Horizonte 2020, que lançou no ano passado uma convocatória para projetos científicos no campo da biodiversidade.

No âmbito deste procedimento, que representa um valor global de 31 milhões de euros, os investigadores açorianos submeteram nove projetos a concurso, tendo sido selecionados dois.

Para o Presidente do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia (FRCT), os resultados obtidos “no âmbito de uma convocatória internacional com cerca de centena e meia de candidaturas revelam o elevado nível de concorrência e de excelência científica desta convocatória”.

Nelson Simões destacou, nesse sentido, “a competência e a excelência” das equipas regionais selecionadas, referindo que se alcançou “um triunfo muito importante para a ciência que se produz no arquipélago”.

O Presidente do FRCT salientou ainda a importância do estudo da biodiversidade nos Açores, não só ao nível da investigação, mas também “na produção de orientações para as políticas públicas regionais, que permitirão uma maior salvaguarda e preservação da biodiversidade” no arquipélago.

O mecanismo financeiro em vigor para esta tipologia de projetos (ERA-NET) possibilitou ao Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia incrementar em 100% a sua comparticipação financeira.

O investimento inicial do FRCT no valor de 100 mil euros permitiu disponibilizar às equipas de investigação açorianas um montante global de 200 mil euros, “justificando o investimento financeiro e a opção estratégica do Governo dos Açores nestes mecanismos de financiamento para alavancar o investimento público em Ciência e Tecnologia”.

A rede BiodivERsA3 foi criada na sequência de um projeto financiado pelo Programa Quadro Horizonte 2020, que congrega uma rede de 31 agências públicas de financiamento de 18 países europeus que disponibilizam montantes específicos para a investigação científica no campo da biodiversidade.

O trabalho efetuado por este consórcio europeu procura identificar as melhores práticas de investigação como base para a implementação do Espaço Europeu de Investigação, tendo como objetivo principal a construção de uma plataforma dinâmica sustentável para identificar as questões estratégicas mais prementes para a biodiversidade.



GaCS

Sem comentários: