quinta-feira, 19 de maio de 2016

Vasco Cordeiro destaca diminuição da sazonalidade e alerta que crescimento do Turismo não pode servir de deslumbramento

O Presidente do Governo destacou hoje a redução da sazonalidade verificada nos últimos anos no turismo dos Açores e alertou que o crescimento registado neste setor não pode servir de deslumbramento face aos desafios que importa ainda vencer.

“Em termos de diminuição da sazonalidade, se compararmos o inverno IATA 2012-2013 com o último inverno, quase que duplicamos o número de dormidas no arquipélago”, afirmou Vasco Cordeiro, que falava na inauguração da unidade de turismo rural 'Casas dos Incensos', na ilha do Pico.

Em relação ao inverno IATA de 2012-2013, foram registadas no arquipélago, neste último inverno, mais cerca de 180 mil dormidas no global de todas as tipologias de alojamento, o que representa um crescimento de cerca de 95 por cento.

“É importante que todos nós não nos deixemos deslumbrar pelos números de crescimento do turismo. O Turismo não é um fim em si mesmo, ele tem de seguir um objetivo de ajudar à criação de emprego e de riqueza na Região”, frisou Vasco Cordeiro.

No segundo dia da visita estatutária à ilha do Pico, o Presidente do Governo salientou que a aposta estratégica no setor turístico deve, assim, ser feita salvaguardando o aspeto essencial da sustentabilidade dos Açores enquanto destino, não apenas ao nível ambiental, mas também do ponto de vista como este setor se estrutura e se desenvolve.

De acordo com Vasco Cordeiro, apesar da evolução positiva registada nos vários indicadores turísticos, existem ainda vários desafios, entre os quais a necessidade de garantir que todo o crescimento se processa de forma harmoniosa do ponto de vista ambiental, cultural e social.

“Mais do que proporcionarmos a vinda de turistas aos Açores para usufruírem dos Açores, nós queremos trazer turistas aos Açores para partilharem connosco aquilo que os Açores têm para oferecer”, salientou o Presidente do Governo, para quem há situações que devem merecer sempre uma análise permanente e a devida correção, quando isso se mostrar necessário.

Anexos:
2016.05.19-PGR-InauguraçãoCasasIncensos.mp3

GaCS

Sem comentários: